Notícias

1º Encontrão das Mulheres do Vale do Mucuri

1º Encontrão das Mulheres do Vale do Mucuri

No último sábado, 3, o deputado Dr. Jean Freire participou do 1° Encontrão das Mulheres do Vale do Mucuri, que aconteceu em Teófilo Otoni, na Casa dos Movimentos Populares. O evento teve participação de, aproximadamente, 300 mulheres guerreiras. Foram discutidas políticas públicas para o fortalecimento dos movimentos populares que atuam em defesa da mulher. 

Dr. Jean teve a honra de fazer parte da mesa com o vereador e prefeito eleito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; promotora de Justiça, Dra. Nelma Mattos; vice reitor da UFJVM, Cláudio Eduardo; Valéria Cristina, pró reitora de extensão e cultura da UFVJM e coordenadora do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (Gepaf); Tenente Warlice, representando o Comandante da 15ª Região de Polícia Militar; Maria Helena, superintendente de Ensino; Rízia, do movimento de mulheres rurais da Fetaemg; Janice Tameirão, Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese); Liota, Instituto Cidadania e de Antonioni Freire, Instituto Direitos Humanos e da Soldado Juliana Lemes, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica e Claudilene Ramalho, do Observatório dos Direitos das mulheres dos Vales do Jequitinhos e Mucuri.

‘’É uma felicidade imensa estar aqui hoje. As mulheres dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha fizeram a audiência mais significativa e bela dos dois anos do nosso mandato. Aquele encontro, que tive a felicidade de presidir, é comentado nos corredores da Assembleia, nos setores de comunicação e nos outros mandatos até hoje. Eu estou aqui graças às mulheres. Uma delas, uma Maria, a minha mãe... A outra Maria, a Maria José Haueisen, que representou tão bem toda nossa região. As mulheres sabem amar, sabem lutar... E o nosso nome é mulher! Um beijo no coração de todas vocês!’’, emocionou-se o deputado. 

O Encontrão foi organizado pelos movimentos populares, representados pela Associação Aprender Produzir Juntos (APJ),  Observatório dos Direitos das mulheres dos Vales do Jequitinhos e Mucuri; Instituto Cidadania e Espaço Adolescente; Pastorais Sociais; o Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE); Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), Ministério Público Estadual; Levante Popular da Juventude; Coletivo de Mulheres "Cumadre Maria";  Apoio à Mulher, Criança e Adolescente (AMCA); Centro Acadêmico do curso de Serviço Social da UFVJM;  Clínica Vivar e mandato popular da Vereadora Tina. Como parceiros diretos, pontuamos o Instituto Direitos Humanos (IDH); Instituto Pauline Reichstul; Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), coordenada pela soldado Juliana Lemes, e Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da UFVJM. O evento foi finalizado com apresentações teatrais, dança, música e sorteio de brindes. 

Mais fotos AQUI

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente