Notícias

Agricultura Familiar é destaque da Feragro 2018 em Capelinha

Agricultura Familiar é destaque da Feragro 2018 em Capelinha

Dr. Jean esteve na abertura do evento e aproveitou para visitar os expositores 

Na última quinta-feira, 22 de março de 2018, o deputado estadual Dr. Jean Freire esteve na abertura Feira Regional de Máquinas, Equipamentos e Insumos Agropecuários (Feragro) 2018, em Capelinha, como representante da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento é promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG); Prefeitura Municipal e Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Capelinha (ACIAC).

Ao todo foram 45 empresas expositoras, superando o total do ano passado. Segundo o gerente regional da Emater-MG, Valmar Gonçalves, a Feragro tem como objetivo reunir em um mesmo espaço empresas de insumos e máquinas agrícolas e agricultores, estimulando a realização de negócios. Durante o evento, foram realizadas palestras técnicas para apresentar aos produtores diversas tecnologias.

Em sua fala, Dr. Jean ressaltou a importância do evento no fomento à Agricultura Familiar e reforçou a atuação das mulheres no desenvolvimento da região. “As mulheres são fundamentais no que tange a Agricultura Familiar, pois são elas que, na maioria das vezes, são responsáveis pelo gerenciamento das produções. Isso é muito importante também pois auxilia na emancipação e no crescimento pessoal destas mulheres e de suas famílias”, afirmou.

O deputado visitou alguns expositores, principalmente os produtores de mel em razão do seu Projeto de Lei nº 4126/2017, em tramitação na ALMG. O PL visa tornar obrigatória a inclusão de mel de abelha na complementação da merenda escolar, nas escolas públicas estaduais, o que melhoraria a alimentação dos alunos da rede estadual de ensino e na renda dos apicultores mineiros. “É inegável que um dos méritos da proposição é que ela contribui para impulsionar o setor apícola, fortalecendo a cadeia produtiva, a produção artesanal e empresarial e, consequentemente, propiciando a geração de postos de trabalho e renda”, explica o deputado.

Além do deputado, também estiveram presentes diversas lideranças locais e da região e o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Cláudio Coutinho Leitão, representando o governador Fernando Pimentel.

 

Assessoria de Comunicação com informações da Seapa

Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente