Notícias

Agricultura familiar e educação do campo na pauta do mandato Dr. Jean Freire

Agricultura familiar e educação do campo na pauta do mandato Dr. Jean Freire

Mesmo não estando no Vale durante os dias de semana, o deputado estadual Dr. Jean Freire está sempre acompanhando as demandas dos Vales por meio de seus assessores, que cumprem um papel de extrema importância no desenvolvimento das ações do nosso mandato.

 

Virgem da Lapa

Na terça-feira, 22, o assessor Hans Halbein Ruas representou o mandato Dr. Jean Freire no Seminário Os desafios da educação do campo em Minas Gerais e as Escolas Família Agrícola como perspectivas para a população do Vale do Jequitinhonha. O evento ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Virgem da Lapa.

Vários pontos foram debatidos na ocasião, como a ampliação do número de alunos nas EFAs e a sua permanência, a qualidade da formação, a importância dos trabalhos de base com as famílias, além dos direitos dos estudantes e a infraestrutura das instituições.

 

 

 

Participaram do evento o presidente do STR, José Dias Carvalho; o coordenador da Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Minas Gerais (FETAEMG) Alto Jequitinhonha, José Antônio Amaral; Idalino Firmino, da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (AMEFA); Maria das Graças, da FETAEMG Médio e Baixo Jequitinhonha, Tânia Mares, do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) de Almenara, além de representantes das EFAs de Comercinho, Araçuaí, Jequitinhonha e Veredinha.

 

Araçuaí

Na manhã de quarta-feira, 23, ele também participou de um treinamento de manejo agroecológico do solo, ministrado no Instituto Federal do Norte de Mias Gerais (IFNMG) Campus Araçuaí.

O curso foi destinado aos militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de Araçuaí e Virgem da Lapa, que foram contemplados com as hortas do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).  O objetivo do treinamento era orientar os agricultores a respeito da rotação de culturas, produção de adubos orgânicos, compostagem, cobertura e preparação do solo, além de promover a interação dos alunos de Agroecologia e Gestão Ambiental do Instituto com o modo de vida do atingidos por barragens

 

Assessoria de comunicação

Fotos: Divulgação

 

 

 

 

Compartilhe

Comente