Notícias

Agricultura familiar, religiosidade e política foram focos do final de semana de Dr. Jean no Vale

Agricultura familiar, religiosidade e política foram focos do final de semana de Dr. Jean no Vale

Almenara

Reunião com técnicos da Emater | Mais fotos aqui 

Na sexta-feira, 10, Dr. Jean Freire aportou-se na cidade de Almenara para importantes compromissos. Ao meio dia, acompanhado do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Glênio Martins, foi recebido de forma calorosa por diversos almenarenses no aeroporto Cirílo de Queiróz. Em seguida, se reuniram na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) com os técnicos da Emater do Médio e Baixo Jequitinhonha. A mesa foi composta Lucianara Guimarães, representando a gerência regional da Emater de Almenara; Valmar Gonçalves, representando a gerência regional da Emater de Capelinha; Marcelo, representando a SEDA; João D`Angelis, diretor técnico da Emater; Glênio Martins, presidente da Emater e Dr. Jean Freire. O encontro teve o objetivo de fortalecer ainda mais a assistência técnica na região para garantir um atendimento de qualidade familiar e promover o desenvolvimento sustentável do setor. Para alcançar os objetivos, Glênio Martins disse que ‘’um dos caminhos é investir na melhoria da infraestrutura da empresa. Outra proposta é estimular a inovação tecnológica, levando mais conhecimento aos agricultores’’.

O deputado Dr. Jean ressaltou a importância da agricultura familiar e falou sobre a figura de Glênio Martins à frente da Emater. ‘’Entre muitas virtudes que o ser humano pode ter, uma eu destaco, que é a sensibilidade. A sensibilidade de se aproximar do outro, de ouvir o outro, para conhecer os problemas e ir onde eles estão, essa sensibilidade é o que eu vejo nessa figura, que é o Glênio. Fico muito feliz com a vinda dele para a Emater, e tenho certeza que ele caminhará junto com o povo em favor da nossa região, em especial para a agricultura familiar, ‘’ alegrou-se.

Dr. Jean finalizou: ‘’É um grande erro querer tratar as pessoas de maneira igual, os diferentes têm que ser tratados de maneira diferente, dar mais a quem tem menos, isso sim é justiça. Eu acredito muito na agricultura familiar, defender a agricultura familiar é defender a vida, saúde, emprego... Quero falar com vocês também de uma ideia que o nosso mandato apresentou que é a construção de um projeto de lei para discutir a assistência técnica para ajudar de forma mais assídua o(a) agricultor(a) familiar’’.

Em seguida, o deputado, acompanhado do apoiador e pré-candidato à prefeitura de Almenara Ademir Gobira, se reuniu com a delegada Lujan Pinheiro de Souza e com o investigador de polícia Nat King Cole Rodrigues dos Santos, ambos atuantes na Delegacia Regional de Polícia Civil de Almenara, para tratar da segurança pública no Baixo Jequitinhonha. Foi discutida a precariedade da estrutura da Polícia Civil na região, o que acaba interferindo no bom andamento dos trabalhos dos profissionais. O parlamentar ouviu, discutiu e acolheu as demandas locais. Ele pediu, ainda, para que se fosse feito um levantamento de dados das cidades que abrangem a regional, possibilitando, assim, uma percepção mais detalhada da real e atual situação, o que facilitaria uma melhor atuação do mandato na luta por melhorias na instituição.

 

Com delegada Lujan | Veja mais fotos aqui 

O deputado Dr. Jean, acompanhado do apoiador Ademir Gobira, se reuniu com os membros da diretoria do Hospital Deraldo Guimarães, representados por Viviane Gobira Rodrigues e Francisco de Assis Guimarães. Ocasião em que foi anunciada a liberação de 100 mil reais na conta da instituição, através de emenda parlamentar de autoria do deputado Dr. Jean Freire. A notícia tão esperada alegrou a todos. A emenda será destinada para custeio de medicamentos do hospital.

Dr. Jean e diretoria do hospital Deraldo Guimarães | Veja mais fotos aqui 

‘’Tenho o claro entendimento que Almenara é o polo do Baixo Jequitinhonha. Temos que juntar forças com os secretários do Baixo, com os deputados que foram votados aqui, independente de sigla partidária, e apresentar os estudos, projetos e irmos a Belo Horizonte para brigar por essa nobre causa, que é estruturar a entidade para atender a grande demanda da região. Vamos buscar também a realização de audiência pública e marcar uma agenda com o Secretário de Saúde’’, disse.

À noite, o deputado Dr. Jean, acompanhado do presidente da Emater, Glênio Martins e com Lucianara Guimarães, se reuniu com os prefeitos do Baixo Jequitinhonha na sede da Emater, onde foram discutidas soluções para o melhoramento da infraestrutura hídrica da região. Os gestores relatam grandes dificuldades das prefeituras em se adequar às normas burocráticas existentes para que os municípios sejam beneficiados com os convênios do governo. O deputado Dr. Jean propôs alguns encaminhamentos: ‘’Pelo que vejo aqui, estudo técnico é o que não falta, o que está faltando agora é força política e união, para que todos tenham acesso à água. É preciso juntar todos os prefeitos, sindicatos e ir até o governo. Vamos aos órgãos da cidade administrativa na tentativa de sanar as demandas, caso não tenhamos êxito, será preciso convocar uma audiência pública. Esta luta é de todos nós’’.

 

Reunião com prefeitos | Mais fotos aqui

Em seguida, no mesmo local, Dr. Jean, Glênio e Lucianara se reuniram com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Almenara. O encontro teve como foco a agricultura familiar local e como base o seu principal produto, a mandioca. O deputado destacou a importância do produto para a região e a parceria que vem dando certo junto à Emater. ‘’A intenção é promover o desenvolvimento local e melhorar o nível de conhecimento tecnológico no beneficiamento e diversificação de sua produção, gerando renda e desenvolvimento econômico com sustentabilidade para os agricultores(as) da região‘’, disse.

 

Reunião no STR | Veja mais fotos aqui

Finalizando as atividades do dia, Dr. Jean, acompanhado de Glênio Martins e Ademir Gobira, prestigiou a 15ª Festa da Mandioca de Almenara, promovida pela Emater em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizada no Parque de Exposições do município. Na oportunidade, visitou as barraquinhas típicas com derivados da mandioca, cumprimentou apoiadores, conversou com os(as) agricultores(as) e tirou fotos com os almenarenses. ‘’É sempre um imenso prazer estar presente neste importante evento para a agricultura familiar. A mandioca é uma das principais fontes de renda e base de alimentação e sustento de muitas famílias de agricultores(as) da região, sendo muito cultivada pela sua resistência climática. Eu sempre estarei à inteira disposição em ser parceiro dos trabalhadores e trabalhadoras’’, disse.

 

O deputado ainda participou da abertura oficial da Festa da Mandioca e discursou: ‘’Primeiramente eu quero parabenizar toda a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que sempre esteve de portas abertas para mim. Parabéns para todos vocês pela 15ª festa. Tenho a satisfação em participar desta festa desde 2010. Quero parabenizar também a Emater na figura do companheiro Glênio, pessoa de muita sensibilidade, que vem onde as pessoas estão. Sei que a agricultura familiar ganha um grande parceiro, que fez um excelente trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda)’’.

 

Festa da mandioca | Veja mais fotos aqui 

O deputado ainda fez um comparativo entre governos e agradeceu os(as) agricultores(as). “Enquanto o presidente interino acabou com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, o nosso governo Fernando Pimentel, no primeiro dia de governo já pensou e criou a Seda, sempre na luta pelo fortalecimento da agricultura familiar em respeito ao homem do campo. Nós podemos passar uma vida, sem precisar de um médico, um engenheiro, um psicólogo... Mas do(a) agricultor(a) nós precisamos no mínimo três vezes por dia. Parabéns a vocês que são responsáveis por 70% dos alimentos na mesa da população. Essa é a maior festa da agricultura familiar da região, onde aqui o agricultor(a) é homenageado’’, alegrou-se.

 

Jequitinhonha

No sábado, 11, o deputado Dr. Jean Freire esteve na cidade de Jequitinhonha, onde participou da plenária da “Frente Brasil Popular”, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Lideranças políticas regionais, sindicatos, autoridades religiosas, sociedade civil, comunidades rurais e movimentos sociais participaram da assembleia. Foi debatida a defesa da democracia e a ilegitimidade do governo interino de Michel Temer.
 

 

Plenária da FBP | Mais fotos aqui

O deputado Dr. Jean falou sobre os programas do governo: “muitos dizem que é um absurdo dar 'Bolsa Família' às pessoas, que o certo seria ensiná-las a buscar seu sustento. Pelo que eu saiba, quem mais ensinou foi o nosso governo, criando dezenas de faculdades e escolas técnicas pelo país, enquanto o governo anterior não criou alguma. O dinheiro do 'Bolsa Família' é coordenado em sua maioria pela mulher, pela sua capacidade de gestão, com todo respeito aos homens. Para receber, a criança tem que estar na escola; e isso também é pensar na educação das pessoas. Para isso, o cartão de vacina tem que estar em dia; e isso também é pensar na saúde das pessoas. Uma coisa que parece simples para alguns, tem um significado imenso para outros’’.

 

Araçuaí - Itaobim

À noite, o parlamentar prestigiou a religiosa festa de Santo Antônio, realizada nas cidades de Araçuaí e Itaobim. Na oportunidade, visitou barraquinhas, cumprimentou apoiadores e confraternizou com amigos e familiares.

Compartilhe

Comente