Notícias

Almenara, Jequitinhonha, Padre Paraíso e Teófilo Otoni estiveram nas andanças de Dr. Jean no final de semana

Almenara, Jequitinhonha, Padre Paraíso e Teófilo Otoni estiveram nas andanças de Dr. Jean no final de semana

 

Almenara

Na sexta, 26, Dr. Jean Freire esteve presente na inauguração do Centro Integrado de Administração (C.I.A), na cidade de Almenara. Ao lado do prefeito, Ademir Gobira, seu vice, Hamilton Magno, do presidente da Câmara Municipal, Romércio Gobira, dos secretários municipais e da população da cidade, Dr. Jean ressaltou toda sua satisfação e admiração com a gestão séria e comprometida com a população almenarense: “É uma alegria imensa estar aqui mais uma vez, essa alegria é ainda maior ao lado dos meus amigos, Ademir e Hamilton. É assim que devemos fazer política: ouvindo as pessoas e indo aonde as pessoas estão. Lembro-me que, antes de ser eleito, Ademir já sonhava com este espaço e, hoje, esse sonho se tornou realidade. Fico feliz em ter um 'dedinho' aqui. E muito contente em saber que este Centro veio para facilitar a vida da população. Parabéns ao governador Fernando Pimentel pela concessão do prédio! Parabéns Ademir, parabéns Almenara! Estarei sempre à disposição em ajudar a cidade’’, alegrou-se.

O deputado ainda participou das atividades de Ação Global no C.I.A, prestou atendimentos de saúde e concedeu entrevistas para as rádios Almenara FM e Alternativa FM, de Rubim. Em seguida, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Dr. Jean reuniu-se com a direção. Na pauta, a tradicional Festa da Mandioca, a festa da agricultura familiar.

Mais fotos AQUI

 

Jequitinhonha

À tarde, Dr. Jean visitou a hospitaleira comunidade de Guaranilândia, conhecida carinhosamente por Guarani, distrito de Jequitinhonha. Foi recebido pelos apoiadores Walter de Souza (Waltinha), presidente da associação comunitária, Guilherme Matos e associados, na Casa da Associação. O deputado fez um breve relato de sua história de vida, da trajetória de trabalho e das ações do mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e nas bases: “Fiquei muito feliz quando vi na minha agenda que estaria aqui em Guaranilândia. A minha assessora para a cultura, Deyse Magalhães, esteve em Jequitinhonha há poucos dias e também aqui na comunidade, visitando os artesãos. Todo final de semana viajo pelos Vales, vou de encontro às pessoas, acolho demandas, luto por melhorias. É um prazer estar aqui para conhecê-los. Quero escutá-los e poder ajudar dentro daquilo que nos é permitido, em comum acordo, de forma coletiva’’, disse.

Em seguida, acompanhado pelos apoiadores Waltinha e Guilherme, Dr. Jean seguiu em caminhada pelas ruas do distrito em sentido ao Centro Comunitário de Desenvolvimento Rural de Guaranilândia. No caminho, entrou na casa da artesã Marlice Machado, onde conheceu seu espaço de tecelagem, suas belas peças e ainda se arriscou alguns movimentos da arte no tear (veja o vídeo AQUI). O parlamentar seguiu caminho, cumprimentou moradores e chegou ao seu destino, o Centro Comunitário, ocasião em que visitou os galpões de tecelagem e artesanato em geral. Na oportunidade, ouviu os artesãos Mestre Paulo Oliveira, que trabalha com argila, e Maria de Lourdes, presidente da Associação Ari Ari, que trabalha com tear.

No final do dia, o deputado seguiu para a cidade de Jequitinhonha, onde encontrou-se com apoiadores no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Participaram lideranças sindicais, políticas e comunitárias, professores inativos da rede municipal, estudantes, movimentos sociais, assentamento Franco Duarte e acampamento Aurora.

Dr. Jean apresentou algumas conquistas do mandato, fez reflexão sobre as pautas de luta e pelas Diretas já: “É uma imensa satisfação estar aqui mais uma vez com todos vocês, companheiros e companheiras de luta. Estamos passando um momento muito crítico, de golpe sobre golpe, de mentiras, ódio. Esse governo ilegítimo quer fazer reforma. Porém, é a destruição dos nossos direitos. Estão rasgando a constituição em nossa cara! Vamos lutar incansavelmente para que os trabalhadores não sejam penalizados. É necessário defender os nossos direitos, as nossas conquistas trabalhistas, as 'Diretas já'’’, salientou.

O parlamentar ainda concedeu entrevista para a rádio Santa Cruz AM, no programa Sindicato em Ação, na locução do companheiro Renan Fernandes. Dr. Jean fez um panorama da sua atuação como parlamentar e colocou o mandato à inteira disposição dos ouvintes.

Mais fotos AQUI

Padre Paraíso

No sábado, 27, o deputado esteve em Padre Paraíso. Na oportunidade, a convite de Padre Isnaldo, Dr. Jean participou do “Encontro de Missionários”, no salão paroquial, momento de muita fé e ensinamentos.

Em seguida, se reuniram no Espaço Missionário, junto com o Dep. Federal Patrus Ananias; o vice-prefeito Leonildo Veiga; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria Rosimere Bento; as companheiras Sônia Viana e Maria Helena; o gerente do Banco do Brasil, Magno; o vereador Reginaldo; o apoiador, Nego de Pitusca; as diretoras, Lia, Nésia, Nádia, Elza e a vice-diretora Elaine, além de vários representantes de setores sociais e culturais do campo e da cidade.

No encontro, foram apresentados os resultados de trabalho do mandato, exposto um painel sobre conjuntura política e acolhidas as demandas dos munícipes: “É um prazer imenso estar aqui mais uma vez, esta já é a sexta vez que venho só este ano. Este foi o primeiro diretório do Partido dos Trabalhadores que me apoiou na campanha. Aqui foi a primeira cidade a que vim agradecer os votos depois de eleito. Não dá para vir aqui e não citar Padre Felice Bontempi e o mestre Manoel Viana, que tanto me ensinaram e me ajudaram. O Patrus tem um artigo maravilhoso que se chama “PT na Encruzilhada’’, que nos orienta e traz a discussão para dentro do partido. Eu me orgulho muito em fazer parte do PT e ter toda a minha história dentro dele. Sei que existem erros, assim como foi na minha igreja, mas estamos aqui para combatê-los e seguir com as conquistas históricas, para quem mais precisa’’, ressaltou.

Mais fotos AQUI 

 

Teófilo Otoni

À tarde, Dr. Jean seguiu para Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, para mais um encontro do Partido dos Trabalhadores. O parlamentar esteve ao lado dos companheiros deputados federais Patrus Ananias e Leonardo Monteiro; o Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Social, Nilmário Miranda; o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; o Secretário Executivo dos Fóruns Território Mucuri, José Romário Rodrigues, e muitas outras companheiras e companheiros. Foram discutidos os caminhos para fortalecer a atuação do PT na defesa dos direitos para todos e todas e Dr. Jean contribuiu: “Eu nunca poderia pisar os pés em Teófilo Otoni e deixe de citar e agradecer a minha querida madrinha, Maria José Hauesein, que tanto me ajudou. Em nome dela eu comprimento todos vocês. Eu sempre falo que a melhor análise de conjuntura que se faz é ir onde as pessoas estão e ouvi-las. Pisar os pés na comunidade e enxergar os problemas. Existem muitos municípios que devem ao Estado, este deve à União, a União deve ao Estado e o Estado deve aos municípios. Nessa ‘dança’ quem mais sofre são os municípios. Vamos ficar atentos para que, nesse acerto de contas, possa sobrar mais recursos para saúde, educação e todas as áreas que afetam diretamente a vida das pessoas nos municípios”, orientou.

Dr. Jean ainda apresentou os jovens do projeto Casa do Estudante, que estavam presentes no encontro: “Aqui estão 10 jovens estudantes, que são uma parte do projeto de moradia estudantil que mantemos aqui na cidade. Ao todo são 35 jovens de baixa renda dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri atendidos. Eu queria muito que vocês tirassem desse encontro uma grande aula, uma formação. A universidade é muito importante, mas não existe lugar melhor para ter aula do que nas comunidades, movimentos populares, participando das construções políticas”, aconselhou.

Mais fotos AQUI

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação 


 

Compartilhe

Comente