Notícias

ALMG debaterá ameaça de despejo no Acampamento Aurora (Jequitinhonha/MG)

ALMG debaterá ameaça de despejo no Acampamento Aurora (Jequitinhonha/MG)


O requerimento é do deputado Dr. Jean Freire


Na próxima terça-feira, 3, a pedido de Dr. Jean, a Comissão de Participação Popular da ALMG, debaterá, em audiência pública, a reintegração de posse da fazenda onde está localizado o Acampamento Aurora, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na cidade de Jequitinhonha.


No ano passado, já havia sido emitido um pedido de reintegração de posse da fazenda, no qual o despejo das famílias acampadas foi marcado para o dia 31 de dezembro. No dia 6 de novembro, durante uma reunião entre os vereadores da cidade, representantes da Polícia Militar, do acampamento, do Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária (Incra) e de advogados do dono da Fazenda Aurora, foi estabelecido um acordo que postergava o despejo dos acampados para seis meses depois, ou seja, em maio deste ano. O Incra se comprometeu a, durante esse período, fazer a vistoria dos terrenos indicados pelos acampados para que os mesmos fossem remanejados para outras terras e entregassem as terras da Fazenda Aurora.


Segundo lideranças do acampamento, o processo de vistoria por parte do Instituto só foi iniciado no dia 25 de janeiro, o que comprometeu o andamento do processo, que demandaria mais tempo. O prazo acordado em novembro para entrega das terras está terminando e o despejo está previsto para acontecer no próximo dia 6 de maio.  


Foram convidados para a audiência pública o Superintendente do Incra, Gilson de Souza; Dra. Ana Cláudia, defensora pública; Cel. Aroldo Pinheiro, da Polícia Militar; coordenador da Companhia de Habitação de Estado de Minas Gerais; Claudius Vinicius; Frei Gilvander, representante da Comissão Pastoral da Terra e a prefeita de Jequitinhonha, Iracilda Dias da Silva, além de representantes do acampamento e do MST. 


Audiência pública Acampamento Aurora
Data: 3 de maio (terça-feira)
Horário: 9:30
Local: Comissão de Participação Popular da ALMG – Plenarinho IV (Rua Rodrigues Caldas, 30 – andar SE – Santo Agostinho, BH - MG)

(Assessoria de Comunicação)
 

Compartilhe

Comente