Notícias

Antigo conflito na Vila Arthur de Sá, em BH, será tema de nova audiência pública na ALMG

Antigo conflito na Vila Arthur de Sá, em BH, será tema de nova audiência pública na ALMG

Por requerimento de seu presidente, deputado estadual Dr. Jean Freire, a Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), realizará na próxima quarta-feira, 27 de setembro, uma audiência pública para debater a iminente desocupação de moradores da Vila Arthur de Sá, no Bairro União, em Belo Horizonte. 

Desde 2012, as famílias vivem a insegurança de serem removidas para a construção da Via 710, que ligará as avenidas Cristiano Machado e Andradas. Em outubro de 2015, o deputado esteve na localidade e realizou audiência pública sobre o tema. Com o não andamento das negociações na atual gestão municipal, esta nova reunião teve de ser agendada. 

A Vila Arthur de Sá fica em área antes pertencente à Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e hoje oficialmente propriedade da União. Os moradores alegam que as obras viárias foram previstas para o entorno, em espaço que não abrange a área ocupada pelas famílias. Existente há mais de 30 anos, o local ainda conta com dezenas de famílias, que vem tentando negociar com a Prefeitura de Belo Horizonte um reassentamento em locais mais próximos da região. Além disso, segundo os moradores, o município oferece indenizações com valores bem baixos, o que impossibilita a compra de imóveis em áreas regularizadas da capital.  

Foram convidados para a audiência o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, o procurador-geral Edson Fernandes da Costa, o defensor público Lucas Simões, representantes dos Polos de Cidadania da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG), Brigadas Populares, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Superitendência de Patrimonio da união no Estado de Minas Gerais (SPU) e do empreendimento Center Minas. 

Audiência Pública Vila Arthur de Sá

Data: 27 de setembro (quarta-feira)

Horário: 14h30

Local: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) - Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho - BH/MG 

Compartilhe

Comente