Notícias

Assessora percorre municípios orientando e formando parcerias pela Cultura do Vale do Jequitinhonha

Assessora percorre municípios orientando e formando parcerias pela Cultura do Vale do Jequitinhonha

Desde o final de dezembro do ano passado e durante todo este mês de janeiro, a assessora da área de Cultura do mandato, Deyse Magalhães, vem percorrendo diversos municípios e comunidades do Vale do Jequitinhonha. 

O objetivo é, além de vivenciar as riquezas locais, orientar os(as) agentes culturais para a formação de associações ou auxiliar as já existentes, informar e ajudar na elaboração de projetos para a inserção em políticas públicas do setor, além de formar parcerias para o bem da cultura do Vale. 

A assessora esteve em Diamantina, Turmalina, Minas Novas, Chapada do Norte, Veredinha, Berilo e Itinga. Veja um resumo das atividades:

Em 17 de dezembro, Deyse esteve com a Secretária de Cultura de Diamantina, Márcia Betânia, e seu esposo, o cantor e compositor Saldanha Rolim. 

No dia seguinte, visitou a comunidade de Campo Alegre, no município de Turmalina, que tem como fonte de renda o artesanato em cerâmica, um dos mais conhecidos do Vale do Jequitinhonha. 

Deyse visitou e conversou com membros da associação de artesãos(ãs), na qual crianças, jovens e adultos aprendem a fazer petecas de palha de bananeira e pena de galinha encontradas nos quintais. Também são ensinadas cantigas de rodas resgatando as antigas brincadeiras de rua. 

No dia 19, foi a vez da associação da comunidade de Coqueiro Campo, também de Turmalina, receber a visita de Deyse. A comunidade de Coqueiro Campo fica entre dois municípios e já pertenceu a Minas Novas. 

A assessora conversou com a famosa artesã Zezinha, reconhecida pelas lindas bonecas de barro e que participou do Filme "Do Pó da Terra", de Maurício Nahas, que esteve recentemente em cartaz em todo Brasil.

Em Turmalina, reuniu-se também com representantes da Casa de Cultura. 

Em 21 de dezembro, o encontro foi com os membros da Comissão Organizadora do Carnaval 2017 de Minas Novas, no município. Lá, Deyse esteve, ainda, em encontro com amigos da cidade e participou da 1ª Mostra Cultural “Antes Arte do Que Tarde”. 

Na manhã seguinte, em Chapada do Norte, ela visitou artesãos e artesãs, a irmandade Nossa Senhora do Rosário e demais igrejas locais. 

Em Chapada, mora um dos mais conhecidos artesãos na arte de trançar couro, o Mestre Zé do Ponto. Além do artesanato em madeira e trançado em couro e palha, Zé do Ponto também trabalha na produção de instrumentos musicais de percussão (pandeiros, tambores e caixas de folia).

No dia 28 de dezembro foi a vez de Veredinha receber Deyse Magalhães, que esteve com o Secretário de Saúde, Hamilton Fernandes em reunião com a associação de artesãos e com o Coral Vozes das Veredas, que em 2005 gravou seu primeiro CD e já se apresentou no Palácio das Artes, no Palácio da Liberdade, participou do Festival Internacional de Corais em BH e programas de rádio e TVs.

Em janeiro, no dia 3, a assessora esteve em Berilo, em conversa com representantes da associação de artesãos, grupos quilombolas de diversas comunidades e grupos de congado. 

Nesta quinta-feira, 26, após um período de trabalho na Assembleia Legislativa, Deyse retomou sua peregrinação, começando por Itinga, onde esteve com artesãos e artesãs da comunidade de Pasmado

 

Veja mais fotos AQUI

Continue acompanhando os trabalhos do mandato em prol da rica cultura do Vale do Jequitinhonha!

 

Assessoria de Comunicação
Fotos: divulgação  

Compartilhe

Comente