Notícias

Audiência pública: a situação precária da bacia do rio Fanado

Audiência pública: a situação precária da bacia do rio Fanado

"Se não agirmos com urgência, corremos o risco de rebatizar muito em breve o rio Fanado de rio Finado". O alerta é do deputado estadual Dr. Jean Freire, presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). É neste colegiado que o parlamentar realizará no dia 17 de outubro, terça-feira, uma audiência pública para debater a situação precária em que se encontra a bacia do Fanado. 

Os moradores dos municípios de Angelândia, Capelinha, Turmalina e Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, estão assustados com o progressivo secamento do Rio Fanado, afluente do Rio Araçuaí, na Bacia do rio Jequitinhonha. São muitas as ações predatórias que vem destruindo o rio. Desde o desmatamento da sua nascente, no município de Angelândia, e também das matas ciliares, passando por projetos de irrigação de café e eucalipto, assoreamento do seu leito, despejo de esgoto não tratados pela Copasa e Copanor, lixo despejado pela população e órgãos públicos.

Os 37 córregos que alimentavam o rio Fanado já não correm mais, com raras exceções. As milhares de nascentes necessitam ser revitalizadas sob pena do rio Fanado virar uma estrada de pedras e areia como vem acontecendo com muitos rios na região do semiárido mineiro. 

É urgente a tomada de medidas para buscar as soluções para o problema apresentado. A sociedade dos 4 municípios já estão fazendo a sua parte, com levantamentos técnicos, mobilização social, com visitas in loco em vários trechos da Bacia Hidrográfica.

O movimento "SOS Fanado" vem mobilizando pessoas, grupos, associações, escolas, entidades públicas e privadas com o objetivo de salvar o rio. E é no sentido de somar forças e debater possíveis intervenções que a audiência pública será realizada. 

Audiência pública rio Fanado

Data: 17 de outubro

Horário: 9h30

Local: Auditório José Alencar Gomes da Silva - ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30 - Térreo - Santo Agostinho - BH/MG)

 

Assessoria de Comunicação 
 

Compartilhe

Comente