Notícias

Audiência pública trata sobre direitos fundamentais das comunidades quilombolas

Audiência pública trata sobre direitos fundamentais das comunidades quilombolas

A audiência contou com a participação de representantes de diversas comunidades da região

Foi ao som dos tambores do Grupo Conexão Afro Quingemm que representantes de comunidades quilombolas, Itinga de Araçuaí, Virgem da Lapa, Coronel Murta, Itinga e Berilo saíram às ruas de Araçuaí na última quinta-feira, 30 de novembro de 2017, rumo à Câmara Municipal da cidade, onde aconteceu a Audiência Pública Direitos Fundamentais Quilombolas.

Fruto de uma parceria entre o deputado estadual Dr. Jean Freire, presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com a Comissão das Comunidades Quilombolas do Médio Jequitinhonha (Coquivale), com a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) e com o Ministério Público, a realização da audiência foi de extrema importância para as comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha, por se configurar como um espaço de empoderamento e visibilidade social destes que há tempos travam uma luta incessante em busca do reconhecimento e do respeito.

Coordenada pelo Procurador da República Francisco de Paula Vitor Pereira e pela Juíza  Júlia Matos Frossard, da Comarca de Araçuaí, a audiência contou com a participação de mais de 250 pessoas da região, que puderam relatar um pouco sobre as diversas demandas que possuem e sobre propostas que visam a criação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a temática. Também estiveram presentes Marcelo Vilarino e Cezar Moreno, representantes do Cimos Vale do Mucuri. Nosso mandato foi representado pelos assessores Marcos Luiz, que atua diretamente com a pauta das comunidades quilombolas, Lízian Martins e Marcus Vinicius.

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação

Compartilhe

Comente