Notícias

Ausência de cobradores em transporte coletivo na RMBH será tema de audiência pública da ALMG

Ausência de cobradores em transporte coletivo na RMBH será tema de audiência pública da ALMG

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) realizará em 24 de abril (terça-feira) uma audiência pública para debater a qualidade do transporte público coletivo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o proponente da reunião, deputado Dr. Jean Freire — presidente da referida comissão —, a solicitação para o debate partiu de integrantes do “Movimento Volta Cobradores de Contagem”. “A intenção é esmiuçarmos as consequências da ausência de cobradores nos ônibus para os usuários e para os motoristas”, esclarece o parlamentar.

Para Ítalo Fernandes de Jesus, do “Movimento Volta Cobradores”, o problema é muito claro em Belo Horizonte, onde, desde 3 de setembro de 2012, vigora a lei municipal 10.526, que permite aos coletivos circularem sem a presença de cobrador em horário noturno, fins de semana e feriados. “As consequências dessa lei apareceram com mais evidência no início do ano, quando sua aplicação foi intensificada”, afirmou ao relembrar o acidente de 13 de fevereiro, no bairro Barreiro, quando um coletivo sem cobrador atravessou um córrego e bateu em um barranco, matando o motorista e quatro passageiras. “Em Contagem também há diversas linhas operando sem estes profissionais”, enfatiza o líder comunitário.

“Há relatos de que os motoristas passam a desempenhar múltiplas funções: conduzir o coletivo, cobrar, receber, dar trocos, liberar catraca, e ainda operar elevador de cadeirantes. Precisamos debater até que ponto isso é prejudicial”, afirma Dr. Jean Freire.

Para a audiência pública, são aguardados representantes do poder público, empresas e usuários. O encontro será às 1h30, no auditório da ALMG, e é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.

 

Audiência Pública Transporte Coletivo RMBH

Data: 24 de abril de 2018 (terça-feira)

Horário: 14h30

Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG)

 

Assessoria de Comunicação 

Compartilhe

Comente