Notícias

Barracas viabilizadas por Dr. Jean mudam a cara da feira de Coronel Murta

Barracas viabilizadas por Dr. Jean mudam a cara da feira de Coronel Murta

"Não há alegria maior do que ver os agricultores e agricultoras sendo valorizados, podendo expôr e vender seus produtos de forma organizada e saudável", resume o deputado Dr. Jean Freire em relação à 1ª Feira de Agricultura Familiar de Coronel Murta. Realizada no último sábado (1º), o evento só foi possível devido a valiosas parcerias (citadas a seguir) e às 30 novas barraquinhas destinadas por Dr. Jean Freire para o município, via emenda parlamentar.

Além das barracas, foram entregues pelo governo estadual ao município jalecos, caixas plásticas para acomodação dos produtos e balanças. A emenda parlamentar é o instrumento que os parlamentares têm para aperfeiçoar o orçamento proposto pelo Poder Executivo, orientando-o em suas aplicações financeiras. 

"O cenário ficou encantador e recordou a feira na década de 1970, em Coronel Murta, com os feirantes expondo seus produtos em praça pública para comercialização. Só que desta vez em barracas padronizadas, próprias para feirantes, tudo em alto padrão de qualidade e higiene", revela a matéria da Emater local. 

A realização da feira foi iniciativa do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMRS) de Coronel Murta, com o apoio da Prefeitura Municipal e com  equipe de organização formada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Associação Beneficente de Itaporé (Abita), Emater, Secretaria Municipal de Assistência Social,  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR), Sindicato dos Produtores Rurais e Câmara Municipal. Além disto, houve rodas de conversa dos agricultores(as) com representantes do Banco do Nordeste, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (Senar Minas), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

"A alegria foi geral e a expectativa do homem e da mulher do campo é que a feira ocorra outras vezes. É sinônimo de sensibilidade de Dr. Jean Freire, reconhecendo a importância do(a) pequeno(a) agricultor(a). A alegria vista no olhar de cada um nos mostra a força do agricultor e da agricultora e o quanto as políticas públicas sérias contribuem para a permanência deles no campo ", agradeceu Eliete Rodrigues Araújo, coordenadora da Abita. 

Assessoria de Comunicação

Fotos: Nágela Santos, Ligineia Nery e Eliete R. Araújo

 

 

Compartilhe

Comente