Notícias

Caravana Pé na Estrada: Dr. Jean percorre cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Caravana Pé na Estrada: Dr. Jean percorre cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Ao lado de Gilmar Machado, deputado percorreu 8 cidades apresentando as ações desempenhadas pelo seu mandato

Durante a última semana, entre os dias 15 a 18 de janeiro de 2018, o deputado estadual Dr. Jean Freire, junto com o ex deputado federal e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, realizou a Caravana Pé na Estrada, em que visitou 8 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O objetivo da Caravana foi, em primeiro lugar, ouvir as demandas da população e, em segundo plano, apresentar o trabalho que o mandato vem realizando na região. Além disso, também foi pauta de todos os encontros o julgamento do ex-presidente Lula, que está marcado para a próxima quarta-feira, 24, em Porto Alegre, como uma forma de denunciar a perseguição política que o ex-presidente vem sofrendo durante todo o processo.

Durante os quatro dias de Caravana, foi possível conhecer ainda mais sobre os municípios, saber da história de representantes importantes de cada lugar e, principalmente, estreitar os laços com pessoas que também se dispõem a somar forças em prol do desenvolvimento de toda a nossa região.


Coronel Murta

Na tarde do dia 15, Dr. Jean Freire e Gilmar Machado estiveram em Coronel Murta. O encontro, que aconteceu na casa da assessora Gelmária Jardim, reuniu diversas lideranças locais, trabalhadores(as) rurais e representantes de associações. Dr. Jean apresentou as ações do seu mandato em prol do desenvolvimento do município e ouviu as demandas apresentadas pelos presentes.

Além disso, tratou também sobre a atual conjuntura nacional e sobre o processo do ex-presidente Lula, ressaltando a importância de estarmos nas ruas, organizados para denunciar as arbitrariedades do processo e a perseguição política, não só à Lula, mas também ao Partido dos Trabalhadores e, principalmente, à classe trabalhadora.

Dr. Jean ainda deixou seu mandato à disposição de toda a população e falou da importância de se fazer um mandato coletivo, construído a muitas mãos.

Mais fotos AQUI!


Novo Oriente de Minas

Na manhã de terça-feira, 16, a Caravana passou por Novo Oriente de Minas, no Vale do Mucuri. O encontro foi na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e contou com a presença do prefeito Fábio Gonçalves, vereadores e lideranças políticas e comunitárias.

Dr. Jean frisou a importância de se trabalhar junto para construir um mandato participativo e popular. “Não é simplesmente ir lá votar e eleger o deputado. É muito importante que as pessoas ajudem a construir o mandato, que dêem opiniões, que participem de fato. Isso fortalece e dá ânimo para que continuemos lutando”, afirmou.

Mais fotos AQUI!

 

Novo Cruzeiro

À tarde, seguiram para Novo Cruzeiro, onde se reuniram com companheiros do Partido dos Trabalhadores (PT). O encontro aconteceu na casa de Vanderléia Rodrigues e Celson Costa, membros do Diretório Municipal do PT. Também estiveram presentes lideranças do Assentamento Aruega, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

O Assentamento Aruega é emblemático para a história do MST, de Novo Cruzeiro e de Minas Gerais por se tratar da primeira ocupação de terras na luta pela reforma agrária no estado, realizada em 1988. Em fevereiro, será realizada uma festa em comemoração ao aniversário de 30 anos do Assentamento e o deputado Dr. Jean Freire recebeu o convite para participar das festividades.

Mais fotos AQUI!

 

Pedra Azul

Para terminar o segundo dia de Caravana, Dr. Jean e Gilmar Machado seguiram para Pedra Azul, onde se reuniram com membros do Diretório Municipal do PT e lideranças locais. O encontro foi realizado na casa do apoiador Ronaldo Meireles. O principal assunto do encontro foi o julgamento do ex-presidente Lula.

Gilmar Machado realizou um retrospecto das ações dos Governos Lula e Dilma. “A má divisão de recursos é algo que acompanha o Brasil desde seu surgimento e o presidente Lula começou a mexer com isso, a dividir os nossos recursos de forma mais justa, colocando em primeiro lugar as regiões que sempre foram negligenciadas, que são as regiões Norte e Nordeste; investindo mais em educação e dando oportunidades para as pessoas. Isso a nossa elite não aceita e tem medo de que Lula volta a presidir este país, pois, caso isso aconteça, ele voltará a fazer todas essas coisas novamente”, disse.

Dr. Jean falou sobre seus projetos de lei, sobretudo sobre o  PL  2833/2015, que visa tornar pública a lista de pacientes que serão submetidos à cirurgias eletivas realizadas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).  “A manutenção de um registro público e confiável das pessoas que aguardam na fila das cirurgias eletivas, disponibilizadas na internet e atualizadas periodicamente, é um mecanismo efetivo de combate a adulterações e fraudes nestas listas, possibilitando a ampla fiscalização pelos pacientes e pelo próprio SUS, além do controle exercido por todos os órgãos da administração pública e da sociedade”, informou.

Mais fotos AQUI!

 

Jequitinhonha

Na manhã de quarta-feira, 17, os dois seguiram para Jequitinhonha, onde encontraram-se com lideranças políticas, comunitárias e membros do PT do município. A reunião aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (STR). As boas vindas foram dadas por Decanor Nunes, presidente do Diretório Municipal do PT, representante da Cáritas e comunicador popular do Vale do Jequitinhonha. Entre os presentes, estavam diversas lideranças comunitárias, membros de associações e militantes do partido e de movimentos sociais.

Dentre os temas tratados, estava o desmonte que o atual governo ilegítimo de Michel Temer está fazendo com o país, que teve início com o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016. Em relação às demandas, uma das solicitações foi a implantação de uma horta pública voltada para as mulheres. O objetivo é empoderar as mulheres por meio da geração de renda e da independência financeira.

Dr. Jean, mais uma vez, realizou uma breve análise de conjuntura falando sobre o julgamento do ex-presidente Lula e sobre as reformas impostas pelo Governo Federal e que vão contra os anseios do povo. Além disso, o deputado falou também sobre sua atuação nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sobretudo no Baixo Jequitinhonha.

O deputado ainda agradeceu a presença de todos e todas, colocou o seu mandato à disposição da população jequitinhonhense e falou da alegria em estar junto a tantos trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Eu fico muito grato pela disposição e pela confiança de todos aqui. Fico muito feliz, pois eu também sou filho de agricultores familiares e sei da luta e da resistência diária de vocês. Por isso faço desta uma das principais bandeiras do meu mandato e o coloco à disposição de todos para construirmos uma outra história para o povo do Vale do Jequitinhonha”, finalizou.

Mais fotos AQUI!

 

Ponto dos Volantes

Na parte da tarde, a Caravana Pé na Estrada seguiu para Ponto dos Volantes. O encontro aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contou com a presença de Ricardo Ferreira, vice-presidente do PT municipal e assessor pedagógico da Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa); do vereador Gilson Sicupira; do presidente do Sindicato, José Lourenço dos Santos, além de outros diretores do STR, lideranças locais e membros do PT.

Dr. Jean Freire iniciou sua fala agradecendo pela disposição de todos os presentes em participar do encontro. Em seguida, o deputado fez uma análise a respeito do julgamento do ex-presidente Lula. “Nós precisamos falar sobre esse julgamento, sobre o que nós, enquanto lideranças, podemos fazer em âmbito local, utilizando as ferramentas que temos, como a internet, por exemplo. É preciso denunciar isso independentemente de partido político. As pessoas sabem da importância que Lula teve no desenvolvimento da nossa região”, disse.

O parlamentar falou ainda das suas impressões sobre a Caravana "Lula Por Minas Gerais", realizada no mês de outubro, em que Lula visitou 20 cidades durante 8 dias - 6 delas localizadas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Segundo Dr. Jean, Lula saiu muito feliz da Caravana. “Eu pude perceber o sentimento de gratidão e de esperança no olhar das pessoas, na forma como elas recebiam o nosso presidente. Lula já foi a todos os cantos do Brasil por nós. Agora é a hora de nós irmos à luta por Lula”, afirmou Dr. Jean.

O deputado ainda falou sobre suas ações na região e colocou seu mandato à disposição para auxiliar à comunidade no que preciso for.

Gilmar Machado elogiou o trabalho de Dr. Jean e falou da felicidade em visitar o município. “Fico muito feliz em vir aqui. O povo tem muita garra, muita determinação e grandes lideranças”, disse. Gilmar também tratou sobre a necessidade de defender o direito de Lula ser candidato nas eleições deste ano e denunciar as arbitrariedades que a Justiça brasileira vem cometendo em seu julgamento. “Lula foi muito importante porque ele instituiu políticas que não dependiam de quem estivesse no Governo. Ele começou a mexer na distribuição de renda do nosso país, dando mais a quem mais precisava. Isso incomodou aqueles que sempre estiveram no poder e nada fizeram pelos menos favorecidos. É por esta razão que querem impedir que Lula seja presidente novamente e nós precisamos defendê-lo”, finalizou.

Mais fotos AQUI!

 

Itaobim

À noite, o encontro aconteceu em Itaobim, também no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e contou com a presença do presidente do PT local, Andrette Ferraz; do presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte) - subsede de Itaobim, José Antônio Martins Vieira, e membros do Partido dos Trabalhadores local.

Dr. Jean falou sobre sua atuação no município e da importância da realização de ações que visem denunciar as fragilidades e incoerências presentes no processo do ex-presidente Lula. Gilmar Machado afirmou que “este momento deve servir para que nós discutamos a injustiça que o Lula vem sofrendo, mas também a distribuição de renda no Brasil, que é historicamente injusta. E nós precisamos estar nas ruas para mostrar isso”.

Para Andrette Ferraz, este é um momento que demanda muita união do partido. “Num momento tão delicado como este, em que querem prender nossa maior liderança política e jogar a chave fora, nós precisamos estar mais unidos  nos fortalecer”, afirmou.

Mais fotos AQUI!

 

Palmópolis

Já na quinta-feira, 18, Dr. Jean Freire e Gilmar Machado estiveram em Palmópolis, região do Baixo Jequitinhonha. O dia teve início na casa da apoiadora e artesã Maguidá Freitas Souza Botelho com uma conversa sobre a política local e a história de diversos personagens importantes de Palmópolis. O encontro contou com a presença do vereador Adelso Inácio, conhecido como Adelso do Ônibus.

Logo em seguida, Dr. Jean deu uma entrevista na Rádio Nativa FM 95,5, a única do município, falando sobre sua atuação no Vale do Jequitinhonha e sobretudo em Palmópolis. Acompanhado por Joas Leal, o deputado ainda visitou o proprietário da rádio, Lei Reis. Ambos são vereadores.

O encontro seguinte foi na Prefeitura Municipal de Palmópolis, onde se reuniram com o prefeito, Marcelo Fernandes. A discussão girou em torno das demandas do município, sobretudo no que tange à saúde e segurança, que são as áreas mais necessitadas.

Já no período da tarde, a população de Palmópolis recebeu Dr. Jean e Gilmar no salão paroquial da Igreja Imaculada Conceição. Na ocasião, foi realizada uma série de apresentações culturais como dança e capoeira. O encontro contou com a presença de alunos das escolas do município; a diretora da Escola Estadual Governador Clóvis Salgado, Vanderléia Pereira dos Reis; o Pe. Davi, atual pároco do município, além de vereadores e lideranças locais.

A artesã Maguidá fez uma breve apresentação dos recursos destinados por Dr. Jean para realização de benfeitorias no município. Em sua fala, o deputado fez questão de agradecer aos presentes pela disposição em recebê-los e pelo carinho com que haviam sido tratados. Dr. Jean ainda falou sobre a realidade social da região. “Nós não somos a região mais pobre. Somo uma região muito empobrecida. Muita coisa produzida aqui vai embora para outras regiões do país, mas o que nós mais exportamos é o que temos de mais importante: nossa gente, que vai trabalhar nas lavouras de café, no corte de cana em outro estados. É por essa razão que nós estamos trabalhando para que haja desenvolvimento sim, mas um desenvolvimento responsável, com a participação das pessoas”, finalizou.

Mais fotos AQUI!

 

Após o final do encontro, Dr. Jean e Gilmar seguirão para Itaobim, satisfeitos por terem cumprido a Caravana. “Outras caravanas virão. Nós estamos sempre pelo Vale. Está é a minha casa e é assim que a gente faz política: ouvindo, caminhando junto com as pessoas, entendendo suas demandas e auxiliando nas conquistas que beneficiam toda a população”, disse Dr. Jean.

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação

Compartilhe

Comente