Notícias

Chapada do Norte: Por solicitação de Dr. Jean, governo destina recursos para combater efeitos da seca 

Chapada do Norte: Por solicitação de Dr. Jean, governo destina recursos para combater efeitos da seca 

O pedido do deputado foi feito diretamente ao governador Fernando Pimentel

A obra de captação de água do Rio Araçuaí para amenizar a situação da seca no município de Chapada do Norte é fruto da solicitação feita por Dr. Jean Freire ao governador Fernando Pimentel. É importantíssimo ressaltar que foi o deputado quem lutou por esta intervenção, tendo pedido diretamente ao governante no último dia 3 de junho, em Minas Novas, durante a solenidade do Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural, que entregou mais de 300 títulos de propriedades rurais a várias famílias do Vale.

Dr. Jean mostra aos Secretários Odair Cunha (Governo) e Gustavo Ferreira (Sedinor), a situação da seca em Chapada

Após ouvir a solicitação de Dr. Jean, Pimentel determinou que o secretário interino de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Gustavo Xavier Ferreira, fosse a Chapada do Norte para estudar soluções para amenizar os efeitos da seca no município.

Dr. Jean leva o secretário Gustavo Ferreira a Chapada do Norte

Na tarde do mesmo dia, após a cerimônia, o secretário e Dr. Jean estiveram em Chapada para fazer a averiguação in loco. Após ver de perto a situação crítica, o governo adotou medidas para amenizar a situação da seca no município. Uma delas foi a destinação de recursos para a captação de água do rio Araçuaí, para auxiliar no abastecimento para os moradores.

A ação contou com o apoio da prefeitura de Chapada do Norte, por meio do prefeito Ronaldo Santana, e vereadores.

Moradora de Chapada do Norte agradece empenho de Dr. Jean

Para Dr. Jean, atitudes como esta mostram a sensibilidade do governo. “Sempre repito que uma região tão desigual das demais tem que ser tratada de jeito especial. Em Chapada do Norte, 97% da população é negra. E eles não têm água suficiente para sobreviver”, ressaltou Dr. Jean.

Agora que os recursos já foram destinados para tais obras, o deputado afirma que a cobrança continuará sendo feita. “Esse foi apenas um pequeno passo. O objetivo final é que o nosso povo pare de sofrer”, finalizou.

 

Outras ações

Audiência pública na ALMG para discutir a seca no Jequitinhonha, inclusive em Chapada

Não é de agora que Dr. Jean vem atuando de forma veemente para resolver o problema da falta de água no município. Em dezembro do ano passado, uma audiência pública requerida por Dr. Jean tratou das causas da seca, para além da escassez de chuva, e das possíveis soluções para tal problema. Na época, foi relatado que Chapada do Norte e outras cidades do Vale vivem uma situação de verdadeira calamidade. Em muitas casas não há água nem para lavar as mãos, e crianças deixam de ir à escola por que não têm como tomar banho. Na ocasião, o presidente da Copanor, Alonso Reis, anunciou recursos para atuação da empresa em 2016, com objetivo de melhorar o fornecimento de água na região.

Relembre  aqui

Com Alonso, presidente da Copanor

No dia 29 de maio, o deputado esteve mais uma vez com o presidente da Copanor, fazendo uma série de cobranças sobre o abastecimento de água e esgotamento sanitário em diversas comunidades do Vale do Jequitinhonha, uma delas, Chapada do Norte.

Relembre aqui

 

Além dessas ações, Dr. Jean também tem se esforçado para facilitar o acesso dos chapadenses à telefonia celular. Por intervenção do deputado junto ao governo estadual, o programa "Minas Comunica II" chegou aos seguintes distritos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Em Chapada do Norte, três comunidades foram contempladas. São elas: Cachoeira do Norte, Santa Rita do Araçuaí e São Sebastião da Boa Vista. 

Relembre aqui 

Compartilhe

Comente