Notícias

Deputado Dr. Jean Freire atento às demandas do Hospital Julia Kubitscheck

Deputado Dr. Jean Freire atento às demandas do Hospital Julia Kubitscheck

Em audiência pública, a comunidade cobrou urgência na resolução dos problemas do Hospital.

 

(17 de dezembro de 2015)

 

Na última terça-feira, 15, a pedido do vereador de Belo Horizonte, Adriano Ventura (PT), Dr. Jean Freire participou de uma audiência pública para discutir a precariedade do Hospital Julia Kubitscheck (HJK), na região do Barreiro. Há muitos anos a instituição sofre com problemas estruturais, atendimento deficitário e falta de condições de trabalho para os funcionários. O encontro, que foi realizado no salão da Paróquia Cristo Redentor, contou com a presença de parlamentares, funcionários do hospital e comunidade.

 

Durante a reunião, foram apresentadas inúmeras questões que precisam de urgência na resolução e o sucateamento que o hospital vem sofrendo pelos últimos governos. Foi destacado, ainda, que o equipamento é, muitas vezes, a única opção de atendimento médico para alguns moradores da região. “Muitas pessoas que necessitam de atendimento e não conseguem no HJK precisam se deslocar para outras localidades. Muitas vezes, elas deixam de realizar o tratamento por isso”, destacou Padre Dionísio, da Paróquia Cristo Redentor.

 

Dr. Jean falou sobre a importância de uma saúde de qualidade no estado e que a ALMG está junta na luta por isso. O deputado visitou o Julia Kubitscheck e viu a grave situação do local. “Vocês podem contar comigo e com outros deputados que estão envolvidos com as questões da saúde. Iremos nos empenhar e cobrar para que os resultados cheguem de forma efetiva”, finalizo

 

Obras inacabadas

 

Os funcionários também sofrem com a falta de estrutura para atender a grande demanda. Infiltrações, alas fechadas e goteiras são algumas das situações enfrentadas. Foi questionada, ainda, a falta de informações sobre uma obra que foi iniciada no local, mas que já se arrasta por muito tempo. “Eu acho que a audiência pública é importante para termos a possibilidade de falar o que está acontecendo em nosso cotidiano. O mais importante ainda são os encaminhamentos, o que será feito a partir daí. Não é de agora que o hospital está sucateado, já vem há muitos governos. O que nós precisamos é de resultados. Acho muito importante a transparência. Por exemplo, precisamos ter mais informações sobre a obra, como e o que será feito, qual o valor investido, qual será o cronograma de execução, dentre outras. Isso é importante e precisa estar disponível para todos”, defendeu Rose Vieira da Silva, funcionária do Hospital.

 

O diretor do Hospital Júlia Kubitschek, Carlos Ciofi, destacou que assumiu recentemente a direção do hospital e que está ciente que são muitos os problemas. Disse, ainda, que tem como objetivo conversar com a comunidade para entender realmente quais são as prioridades para que os andamentos sejam focados: “De certa forma, essas obras terem parado se transformou em uma oportunidade de fazermos as coisas de forma planejada. A comunidade deve estar envolvida neste processo”, completou.

 

Encaminhamentos

 

Dentre os encaminhamentos, foi criada uma comissão transitória, com representantes da diretoria do hospital, paróquia e comunidade. Uma visita dos vereadores ao local será agendada para o próximo ano. Será encaminhado, ainda, requerimento a FHEMIG solicitando informações sobre as obras. “Essa reunião foi boa por diversos aspectos. Percebemos que a diretoria está disposta a dialogar, e isso já é um bom começo. A comissão transitória criada irá se reunir, nos próximos dias, para discutir sobre os andamentos. No próximo ano, realizaremos visita para verificar a situação in loco. Continuaremos acompanhando e lutando para que as melhorias cheguem com agilidade”, defendeu Ventura.

 

(Assessoria Vereador Adriano Ventura com alterações do mandato)

 

Fotos: Conceição Cruz

Compartilhe

Comente