Notícias

Deputado levanta demandas prioritárias do Vale do Jequitinhonha e do Norte de MG

Deputado levanta demandas prioritárias do Vale do Jequitinhonha e do Norte de MG

 

Nos últimos dias, Dr. Jean Freire esteve em suas bases trabalhando pelo povo dos Vales do Jequitinhonha e Norte de Minas.

Araçuaí e Águas Vermelhas

Na quarta-feira (16), o deputado esteve na comunidade São Roque, de Araçuaí, participando da tradicional missa em homenagem ao santo padroeiro que dá nome ao local. Em seguida, percorreu as ruas em procissão, junto aos católicos, até a Igreja Matriz.

À noite, o parlamentar reuniu-se com lideranças e apoiadores em Águas Vermelhas, município também do Vale do Jequitinhonha. Foram apresentadas as demandas da região, que engloba a cidade de Divisa Alegre, e Dr. Jean reafirmou seu compromisso por melhorias para a população.

Itaobim

De volta a Itaobim, Dr. Jean realizou atendimentos no escritório regional na quinta-feira (17). Foram acolhidas demandas referentes à Saúde e à Educação municipais, pelas quais o mandato envidará esforços para solução.

Araçuaí

O deputado Dr. Jean Freire e o assessor Marcos Luiz estiveram na reunião do Fórum Mineiro dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais, realizada na Câmara Municipal na sexta-feira (18). Foram discutidas melhoras na gestão das águas com políticas públicas voltadas para as necessidades de cada região. Dr. Jean comprometeu-se a articular uma audiência pública sobre o tema na ALMG.

Em seguida, Dr. Jean Freire esteve na cidade de Rubelita, visitando a ponte sobre o rio Salinas para averiguar a situação de ambos. A ponte encontra-se muito deteriorada, colocando em risco a vida das pessoas que transitam por ela diariamente, e o rio sofre com a intensa quantidade de poluentes que são despejados em seu leito. Junto com o deputado, estavam o prefeito Otávio Miranda, apoiadores e lideranças locais, no intuito de debater possíveis soluções para o problema.

De lá, o parlamentar seguiu para o município de Salinas, onde visitou as estruturas da Escola Estadual Professor Elídio Duque, que necessita de reformas em diversos espaços. Dr. Jean aproveitou para prestigiar uma festa tradicional da instituição.

Ainda em Salinas, o deputado esteve com o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Tiago Hebert Ribeiro Souza, tratando de assuntos de interesse do município e da região.

Francisco Sá e Bocaiúva

 

Já no Norte de Minas, em 19 de agosto, Dr. Jean visitou o distrito de Catuni, pertencente ao município de Francisco Sá. Lá, além de participar da festa tradicional, encontrou-se com lideranças políticas e comunitárias, acompanhado do prefeito Mário Osvaldo, e da primeira dama, Aline Bicalho. Lideranças do Partido dos Trabalhadores, como José Messias, ou os vereadores Watson e José Marcos (Marquim), Marcelo Moreira e Fabiano Braz, estiveram presentes.

O deputado aproveitou o momento para gravar um vídeo sobre o leito seco do Rio Gorutuba. 

Em seguida, no município de Bocaiúva, Dr. Jean visitou a horta comunitária do Bairro São Geraldo, construída e cuidada por 26 famílias da região.

O parlamentar esteve acompanhado assessora parlamentar do deputado federal Adelmo Leão, Beth Reis; lideranças comunitárias como Maria do Rosário, da comunidade de Catarina, Goreth Fernandes, de Macaúbas; Sebastião Rodrigues da Silva, de Aparecidinha da Serra; e Ailton Moreira da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No domingo (20), já na comunidade de Taboquinha, Dr. Jean Freire visitou o entreposto de mel, projeto que vem sendo realizado graças a recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Esta é uma obra estratégica para o desenvolvimento da apicultura na região”, enfatiza o deputado, que é autor de um projeto de lei em tramitação na ALMG para a inclusão obrigatória do mel na merenda escolar, beneficiando os alunos e a cadeia produtiva. CONHEÇA O PROJETO AQUI.

Dr. Jean foi recebido pelos dirigentes da Associação de Apicultores de Bocaiúva (Apiboc), Luciano Fernandes e Júlio César.

Depois desta, a agenda foi na residência de Beth Reis e Ailton da Conab, ainda em Taboquinha. Representantes de diversas comunidades de Bocaíuva, como a de Olhos D’Água e Guaraciama, além de integrantes de igrejas evangélicas, estiveram presentes ao debate sobre questões relacionadas à água, seca, meio ambiente, agricultura familiar, apicultura, produção e organização dos apicultores e agricultores familiares. Participaram também pessoas do Acampamento João Pedro Teixeira, Assentamento Betinho, Aparecidinha da Serra, Curral de Varas e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação 

 

Compartilhe

Comente