Notícias

Direitos da Mulher sempre na pauta de atuação do mandato

Direitos da Mulher sempre na pauta de atuação do mandato

Nas últimas terça e quartas-feiras (4 e 5), a assessora do mandato, Lízian Martins, participou do Encontro de Formação para Representantes dos Conselhos Municipais de Direito da Mulher, em Araçuaí. Na quinta (6), ela esteve em reunião sobre iniciativas de formação continuada para profissionais da área da educação acerca da temática das relações de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher. 

O primeiro evento, realizado pelo Movimento Graal no Brasil, contou com a participação de aproximadamente 30 mulheres de Araçuaí, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Padre Paraíso e Virgem da Lapa. Foram debatidas diversas questões como os instrumentos para exercício do controle social, dentre eles, os conselhos, audiências públicas e orçamento participativo; e atribuições dos cidadãos, sociedade civil e dos três entes federados (município, estado e União) no que refere às políticas públicas.

O encontro proporcionou um momento de orientação e reflexão acerca da construção do planejamento estratégico para que cada município avance na atuação ou criação do conselho de mulheres.

 

Graal 

O Movimento do Graal é uma organização Internacional de Mulheres que trabalha na busca comprometida com a transformação do mundo em uma comunidade de justiça e Paz. Fundado na Holanda em 1921, é um movimento ecumênico, cultural e social, presente hoje em 17 países.

 

Educação contra a violência

Na quinta, foi a vez de Lízian participar da reunião sobre iniciativas de formação continuada para profissionais da área da educação acerca da temática das relações de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher. Foi realizada uma contextualização histórica da parceria dos serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher com o segmento da educação, iniciado no ano de 2016.

A Sra. Janice Sá, diretora pedagógica da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Araçuaí compartilhou as iniciativas que a entidade tem pensado referente às questões étnico-raciais, de gênero, diversidade, combate à violência e convívio escolar. A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Araçuaí, Ângela Guimarães, e a assessora Lízian apontaram algumas possibilidades de parceria com instituições de ensino superior e demais serviços da rede, visando fortalecer o trabalho que a educação tem cumprido na prevenção a todas as formas de violência.

 

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação

Compartilhe

Comente