Notícias

Direitos das mulheres: mandato presente em conferências municipais de saúde e formatura de curso 

Direitos das mulheres: mandato presente em conferências municipais de saúde e formatura de curso 

Curso em Araçuaí

Em momentos preparatórios para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher (a ser realizada pelo Conselho Nacional de Saúde com o tema que tem como tema “Desafios para a integralidade com equidade”, após 30 anos da sua primeira edição), diversos municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri realizaram suas Conferências de Saúde da Mulher. O mandato Dr. Jean Freire, por meio da assessora Lízian Martins, esteve presente em algumas delas neste mês de junho. 

No dia 5, foi a vez de Araçuaí, que realizou sua conferência em conjunto com a II Conferência Municipal de Saúde e II Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O evento contou com programação de debate acerca dos subtemas: promoção da saúde, vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e em situação de saúde, além da saúde da Mulher e saúde do homem.

Na parte da tarde, foram eleitos os(as) membros do conselho de saúde e dos(as) delegados(as) para as etapas estaduais das três conferências.

Em Machacalis, Vale do Mucuri, a I Plenária de Saúde da Mulher ocorreu em 8 de junho. Lízian e a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) regional de Águas Formosas, Amanda Silva de Jesus, palestraram sobre os eixos temáticos propostos pela Conferência Nacional de Saúde da Mulher.

No dia 9, o município de Berilo realizou sua Conferência Municipal, trazendo palestras com a abordagem acerca da saúde da mulher (orientações preventivas e cuidados médicos) e acerca da problemática da violência contra a mulher. Neste dia, a assessora Lízian Martins resgatou algumas experiências de iniciativas regionais desenvolvidas, na qual o município de Berilo participou; além de ter reafirmado o compromisso do mandato no fortalecimento das políticas para as mulheres e no enfrentamento a todas as formas de violência, na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Curso 


Em 14 de junho, a assessora esteve na formatura do Curso de Medina Popular voltado para mulheres, no município de Araçuaí. O curso foi uma iniciativa do governo estadual, através da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçuaí. 

As aulas foram voltadas para a produção de remédios naturais, visando resgatar os conhecimentos da medicina popular e trabalhando o empoderamento e a autonomia econômica das mulheres. O evento contou com a exposição da Superintendente de Autonomia Econômica e Articulação Institucional, Renata Rosa, sobre os saberes populares e a importância do fortalecimento de iniciativas de geração de renda.

Assessoria de Comunicação 
Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente