Notícias

Dr. Jean acompanha entrega do relatório do comitê das águas à Mesa Diretora da ALMG

Dr. Jean acompanha entrega do relatório do comitê das águas à Mesa Diretora da ALMG

Grupo foi formado para analisar as propostas apresentadas durante o Seminário Águas de Minas III, realizado em 2015.

 

 

O deputado estadual Dr. Jean Freire, propositor da instalação da Comissão Extraordinária das Águas na atual legislatura, participou nesta quinta-feira, 25, da cerimônia de entrega do relatório que consolida as atividades do grupo de trabalho do Comitê de Representação do Seminário Legislativo Águas de Minas III – Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade. O documento foi entregue ao 1º-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Hely Tarqüínio, representando a Mesa da ALMG.

 

O comitê realizou oito reuniões para analisar as 36 propostas do seminário, realizado ao longo de 2015, que estão divididas em seis temas: agricultura, pecuária e piscicultura; gestão de recursos hídricos; saneamento e saúde; crise hídrica; fomento, custeio, receitas e destinação; e atividade minerária, indústria e energia. Após essa análise, o relatório produziu 110 sugestões de desdobramentos sob a forma de ações legislativas e apontou as possíveis comissões da ALMG com atribuição para deliberar sobre as matérias.

 

O diretor de Processo Legislativo da Assembleia, Eduardo Vieira Moreira, explicou que o documento será encaminhado para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que vai emitir um parecer que passará pelas comissões permanentes relacionadas ao tema. Além disso, Eduardo Moreira Vieira explicou que o comitê terá acesso e participação ao encaminhamento das sugestões contidas no relatório.

Discurso baseado na experiência de vida

Dr. Jean destacou a importância do tema e do uso da água. “Temos que produzir mais utilizando menos água. E sabemos que isso é possível”, disse. Dessa forma, pontuou: “Espero que esse documento se transforme em políticas públicas, projetos de lei, e que o trabalho não acabe por aqui”.

 

Ele salientou que é membro da Comissão Extraordinária das Águas, a qual pediu para ser reinstalada ano passado por ter “aprendido com a dor” da seca do Vale do Jequitinhonha a importância da água na vida de todo ser humano.

 

O parlamentar enfatizou, ainda, algumas disparidades no uso da água, como a abundância para os moldes atuais da mineração e monoculturas e escassez para o povo. Dr. Jean exemplificou o caso do distrito de Lelivéldia, em sua região.

 

E pediu empenho nas políticas públicas que auxiliem na contenção da água da chuva, como a construção de barraginhas e cisternas em todo o Estado.

 

ALMG com edição da Assessoria de Comunicação do mandato

Fotos: Ricardo Barbosa/ALMG

Compartilhe

Comente