Notícias

Dr. Jean conhece de perto a realidade da Fundação Ezequiel Dias

Dr. Jean conhece de perto a realidade da Fundação Ezequiel Dias

Na terça-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, Dr. Jean Freire deu prosseguimento ao seu objetivo de visitar as instituições da saúde pública de Minas Gerais. O deputado esteve na Fundação Ezequiel Dias (Funed), criada para atuar na promoção e proteção da saúde pública do estado, elaborando medicamentos e soros e realizando análises laboratoriais.

 

Mas, infelizmente, a situação vista pelo parlamentar não foi esta. O ex governo estadual deixou uma Fundação sucateada e com pífio funcionamento. “A Funed atualmente só faz soros. É certo que a produção é muito importante, pois atende o país inteiro. Mas poderia fazer muito mais, pois há equipamentos sem utilização, cinco unidades sem funcionamento e obras inacabadas”, assustou-se o deputado.

 

Na visita, Dr. Jean foi acompanhado pela diretoria da Associação dos Trabalhadores da Fundação Ezequiel Dias (Asstraf), que deseja, sobretudo, melhorias nas condições de trabalho para os servidores da instituição. “Precisamos da redução da carga horária de trabalho. Mas nossa prioridade, mesmo, é um plano de carreiras justo e que permita uma boa aposentadoria aos funcionários”, enfatizou André Moreti, vice-presidente da Asstraf e diretor do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde).

 

“Recebi a Funed com uma dívida de 350 milhões, aproximadamente. Mas temos o compromisso de fazer o melhor, para aprimorar as coisas e voltarmos à produção máxima. Nossa meta é, ainda, recebermos certificação da Anvisa, que ainda não temos”, informou Renato Valentim, presidente do órgão.

 

O deputado Dr. Jean se comprometeu a debater a situação da Funed com o Secretário de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, e auxiliar constantemente na interlocução com o Poder Executivo.

 

 

 

Compartilhe

Comente