Notícias

Dr. Jean continua sua luta pela solução da escassez de água nos Vales

Dr. Jean continua sua luta pela solução da escassez de água nos Vales

Deputado esteve na Copasa para tratar da situação de Almenara e Berilo

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pela população dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri é a escassez de água, que ocorre na maior parte do ano devido às características climáticas da região. Entretanto, não são apenas as condições naturais que contribuem para a seca no Vale, mas também a má gestão dos órgãos responsáveis pelo tratamento e distribuição da águaDr. Jean acredita que são necessárias ações mais efetivas para amenizar a situação das famílias que sofrem com a estiagem. “É claro que as condições climáticas da nossa região contribuem muito para a falta de água, mas se houvesse mais planejamento dos recursos hídricos, não enfrentaríamos situações tão difíceis. É preciso uma ação séria e direta”.

A fim de estabelecer um diálogo ainda mais direto com os órgãos responsáveis pela gestão da água em Minas Gerais, e, sobretudo nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, freqüentemente Dr. Jean realiza reuniões com a diretoria da Copasa e sua subsidiária, a Copanor, responsável pelas regiões norte e nordeste do estado. O encontro mais recente foi na última quarta-feira, 20, com o Diretor de Operação Norte da Copasa, Gilson Queiroz.

 

Almenara

Um dos assuntos tratados foi a situação do distrito de Pedra Grande, em Almenara. A população sofre com a falta de água há vários dias e um dos poços artesianos da comunidade encontra-se entupido há cerca de cinco meses, não podendo ser utilizado para captação de água. Dr. Jean cobrou do diretor da Copasa maior empenho e mais agilidade na resolução do problema. No início deste mês, acompanhado pelo apoiador e pré-candidato à Prefeitura de Almenara, Ademir Gobira, o deputado esteve na comunidade e pôde conhecer de perto a situação.

Berilo

Além do distrito de Pedra Grande, a comunidade quilombola Vila de Santo Isidoro, na cidade de Berilo, também está sofrendo com a seca. Segundo o morador Adão Martins e o vereador Vandim do Hospital, a obra de captação de água do rio Araçuaí está paralisada há cerca de 4 meses. Durante o encontro na Copasa, Dr. Jean cobrou mais agilidade na conclusão da obra. “A população está sofrendo com a falta de água. Não podemos ficar postergando nossas ações, temos que agir rápido”, afirmou. Segundo Gilson Queiroz, a Copanor deverá assinar um novo contrato com a Exponencial Engenharia, empresa responsável pela obra, para que seja concluída o mais rápido possível.

O deputado também aproveitou a ocasião para cobrar maior agilidade na conclusão da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ponto dos Volantes, que está sob administração da Copanor.

 Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente