Notícias

Dr. Jean e Iepha: parceiros pela preservação do patrimônio histórico e cultural do Vale

Dr. Jean e Iepha:  parceiros pela preservação do patrimônio histórico e cultural do Vale

Na tarde da quarta-feira, 28, o deputado estadual Dr. Jean Freire e uma comitiva do município de Couto de Magalhães de Minas, do Alto Jequitinhonha, estiveram no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). O objetivo da reunião foi a necessidade urgente de intervenções para conservação dos mais diversos tipos de manifestações culturais e históricas de todo o Vale do Jequitinhonha. "Temos igrejas em situações deploráveis, festas tradicionais e costumes musicais sem registro, e por aí vai. Resumindo: estamos perdendo nossos valiosos bens materiais e imateriais por falta da devida atenção", alertou Dr. Jean, citando apenas como exemplo a situção do Sobradão em Minas Novas, da igreja de Couto, do centro histórico de Araçuaí e das belas festividades de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. "O primeiro será tombado a qualquer momento, literalmente poderá desabar. E as últimas, que existem em diversos municípios da região há anos, não tem o apoio imprescindível para sua continuidade", explicou. 

Dr. Jean, o vice-prefeito de Couto de Magalhães, Rogério Aparecido dos Santos, e os vereadores Armando Ferrreira, Ademir José Gomes e Cássio de Oliveira foram recebidos pelo Chefe de Gabinete, Ramon Santos, e pela Diretora de Conservação e Restauração, Soraia Farias, ambos nascidos no Vale do Jequitinhonha. "Quando assumimos a gestão do Instituto, pudemos perceber claramente o déficit de atenção com o Vale e com o Norte de Minas. Estamos trabalhando para reverter este quadro, apesar da dificuldade financeira pela qual claramente o governo está passando. Nossa atenção não poderia ser diferente para uma região com tão bela cultura", garantiu Ramon. "Conte com nosso mandato para auxiliar no que for necessário, sejam em informações ou até mesmo em elaboração de projetos de lei. A cultura é valorizada por nós e temos, inclusive, uma assessoria destinada para isto", pactuou Dr. Jean. 

O deputado esteve acompanhado do assessor Álbano Machado que, juntamente com Deyse Magalhães, da área da cultura, farão este trabalho.

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação 

 

Compartilhe

Comente