Notícias

Dr. Jean e o deputado federal Padre João têm final de semana de intensas atividades no Vale

Dr. Jean e o deputado federal Padre João têm final de semana de intensas atividades no Vale

No último fim de semana, Dr. Jean percorreu o Vale do Jequitinhonha ao lado do deputado federal Padre João (PT), visitando comunidades, colhendo demandas e fortalecendo ainda mais essa parceria que tem como maior objetivo o desenvolvimento do Vale.

Quinta-feira – 12/05­

Veredinha: Na quinta-feira, 12, os deputados estiveram na Câmara de Vereadores de Veredinha. Na ocasião, alunos da Escola Família Agrícola (EFA) realizaram uma intervenção, na qual denunciaram a monocultura de eucalipto na região. Segundo o estudo realizado pelos alunos, as empresas têm fraudado as informações referentes às áreas plantadas, colocando-se como pequenos proprietários de terra, quando na verdade, estão em total descumprimento com a lei ambiental, que determina que a plantação seja feita afastada 100 metros das bordas da chapada.

A reivindicação dos alunos é que a Aperam Bioenergia, empresa responsável pelo plantio na região, respeite essa legislação afastando-se os 100 metros obrigatórios, o que garantiria também a preservação das nascentes da região.

Para Dr. Jean, é de suma importância que esse debate seja levado para outras cidades do Vale. “Eu sempre disse isso e faço questão de repetir: eu não sou contra a plantação de eucalipto. Mas é preciso que essa plantação cumpra seu papel social em nossa região. As empresas têm que respeitar a legislação ambiental. Nós queremos que o eucalipto, além de ser produzido, seja também beneficiado aqui no Vale, gerando emprego e renda para o nosso povo e não que apenas venham aqui, plantem, acabem com o nosso solo e nossas nascentes e nos deixem sem nada”.

Os alunos têm o apoio do Núcleo de Apoio à Agricultura Familiar (Núcleo PPJ), parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi ressaltada a importância da participação das organizações que compõem o Fórum do Vale nessa discussão, a fim de fortalecer ainda mais essa luta.


Sexta-Feira - 13/05

Veredinha: Na manhã de sexta-feira, os dois deputados visitaram a Escola Família Agrícola (EFA) de Veredinha para conhecer as atividades desenvolvidas pela instituição. Logo depois, reuniram-se com as organizações do Fórum do Vale, onde foi realizada uma análise de conjuntura estadual e nacional. Os presentes aproveitaram a oportunidade para agradecer a Dr. Jean a indicação da emenda parlamentar de uma academia ao ar livre, recebida em abril. Além disso, solicitaram ajuda dos deputados para a construção de uma quadra poliesportiva, no intuito de oferecer mais opções de lazer para os alunos e alunas.

 

Minas Novas: Na tarde de sexta, os deputados participaram do Encontro das Comunidades Quilombolas, convocado pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Estiveram representadas cerca de 80 comunidades dos municípios pertencentes à comarca de Minas Novas, que explicitaram seus maiores anseios e dificuldades. Para Dr. Jean, foi um momento muito rico e de grande aprendizado. “Nós pudemos perceber, por parte da promotoria, uma vontade de ouvir as comunidades. Ouvir a história dessas pessoas nos mostra como a vida delas era difícil há 12, 13 anos. E ainda é. Mas, através dos relatos, nós vemos o quanto as comunidades quilombolas avançaram nos Governos Lula e Dilma”, disse o deputado.

Ainda em Minas Novas, se reuniram com apoiadores para discutir o cenário político municipal. O objetivo era ressaltar a importância do grupo se fortalecer e se articular para disputar as eleições municipais de 2016.

Turmalina: À noite, os deputados se reuniram com vários segmentos da sociedade para tratar de emendas e recursos destinados à cidade. Estiveram presentes pré-candidatos à prefeito e vice-prefeito, vereadores, secretários municipais e funcionários do Hospital da cidade. Na ocasião, tanto Dr. Jean quanto Padre João fizeram questão de ressaltar o compromisso que cada um tem de contribuir com o desenvolvimento do Vale, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar. Foi o momento também de reforçar a parceria construída entre os deputados e também com a atual administração municipal.


Sábado – 14/05

Veredinha: De manhã, os deputados deram entrevista na Rádio Comunitária da cidade sobre o fim de semana de atividades pela região, a atuação de cada um em Veredinha e a importância da agricultura familiar para o país. Logo após, os parlamentares seguiram para o Centro Cultural, onde se reuniram com o prefeito, Sidinei Fernandes de Oliveira, o vice-prefeito, Geraldo Cordeiro de Carvalho e com o secretário de agricultura.

O encontro foi de comemoração pela entrega de um trator para a Associação de Feirantes, através de uma emenda parlamentar indicada pelo Padre João. Depois da cerimônia, os dois seguiram para o Mercado Municipal, onde se encontraram com os feirantes.

Turmalina: Os deputados também fizeram questão de visitar o Mercado Municipal da cidade já que na próxima semana a Associação de Feirantes de Turmalina também receberá um trator, também fruto de emenda parlamentar indicada por Padre João.

Leme do Prado: À tarde, os parlamentares seguiram para Leme do Prado, onde se reuniram com lideranças locais a fim de discutir as eleições municipais desse ano e ressaltar ainda mais a parceria formada entre Dr. Jean e Padre João, que têm muita proximidade, principalmente quanto à agricultura familiar. O objetivo dos parlamentares é contribuir para o fortalecimento do grupo político da cidade.

Lelivéldia: No início da noite, os deputados se reuniram com os moradores da comunidade de Lelivéldia para discutir sobre a publicação do edital de licitação de pavimentação da LMG 677. Dr. Jean, que vem insistentemente cobrando dos órgãos competentes mais agilidade com a questão, partilhou da alegria por mais uma vitória. É uma grande alegria poder dar essa notícia a vocês, que são os que mais sofrem com essa estrada. Nós vencemos mais uma batalha. Mas a luta continua. A nossa próxima vitória será o início destas”, afirmou o deputado.

A alegria da comunidade, que compareceu em peso, era perceptível. Mas os moradores fizeram questão de ressaltar que estão acompanhando atentamente as questões a respeito da via e que continuam aguardando o asfalto.

Araçuaí: Logo após, os parlamentares se reuniram com lideranças da Cáritas, na Diocese de Araçuaí. Estavam presentes representantes da Visão Mundial, dos municípios vizinhos e os participantes do Curso de Realidade Brasileira (CRB), que representavam vários movimentos sociais como o Movimento dos Atingidos por Barragens, Levante Popular da Juventude, entre outros. Dr. Jean e Padre João fizeram uma análise de conjuntura que contou com a colaboração de todos, pontuando e colocando seus pontos de vista.

Os movimentos populares aproveitaram a ocasião para denunciar a extração de granito dentro de uma área de proteção ambiental, em Araçuaí. Os parlamentares se comprometeram a conhecer melhor a situação e se colocaram à disposição para auxiliar os movimentos em mais essa luta, além de acionar os órgãos responsáveis pela questão da mineração, a Superintendência Regional de Meio Ambiente de Diamantina (Supram) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

 

Domingo – 15/05

Almenara: Os deputados visitaram a comunidade quilombola Marobá dos Teixeira, que realizou um almoço para recepcionar os mesmos. O Sr. Olinto, um dos patriarcas da comunidade, luta há mais de 40 anos para que a área seja reconhecida como área quilombola. Com 94 anos – para os outros, já que, para ele mesmo, são apenas 86 – o senhor Olinto diz que não conta mais os aniversários. “Eu parei no tempo para esperar o dia em que a titulação desta terra chegue”, disse. Para Dr. Jean, “são histórias como essa que motivam o nosso mandato a lutar cada vez mais pela dignidade do povo Vale”.

Segundo os moradores, a comunidade Marobá tem grande potencial na produção de cacau. Entretanto, por não terem acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), não conseguem investir no cultivo e no beneficiamento da planta, ficando limitados ao cultivo de milho, feijão e mandioca. Os deputados se comprometeram a rever o zoneamento da comunidade a fim de dar condições aos moradores de investir no plantio de cacau, criar renda e agregar valores. Foi acordada também, através de nosso assessor Valdecir Viana, o Praia, a realização de um debate sobre a agroecologia.

Padre João explanou sobre a atual situação do país, da parceria com o dep. Dr. Jean e da importância da garantia do direito à terra.

“É muita alegria poder estar aqui, encontrar um povo de luta e de resistência de uma ‘santa’ teimosia. Ninguém pode vacilar na convicção que somos filhos de Deus e, enquanto filhos de Deus, somos todos herdeiros, então Deus criou a terra para todos os filhos. Não é porque é índio, negro ou pobre que ficará deserdado. Se hoje tem gente sem-terra, é fruto da ganância e da injustiça”, disse.

Veja mais fotos da agenda AQUI

No período da tarde, ainda em Almenara, foi realizada uma reunião com lideranças regionais no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Estiveram presentes lideranças das cidades de Monte Formoso, Salto da Divisa, Jacinto, Mata Verde, Felisburgo e Almenara.

O debate girou em torno da parceria de Dr. Jean com Padre João e da participação dos dois nas eleições de 2016. Muitas demandas foram levantadas pelos participantes, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento da agricultura familiar no Vale do Jequitinhonha.

Além disso, discutiu-se também a atual situação política do país. “Quero dizer para vocês que não tenho a menor dúvida de que o que está em curso nesse país é um golpe, que pretende tirar direitos dos trabalhadores”, afirmou Dr. Jean.

Veja mais fotos da agenda AQUI

À noite, o apoiador Ademir Gobira recebeu os deputados em sua casa para um café. Participaram também a Superintendente de Ensino de Almenara, Juliane Vieira, o Gerente Regional da Copasa, Eder Loyola, e a Gerente Regional da Emater, Lucianara Guimarães.

Veja mais fotos da agenda AQUI

Santo Antônio do Jacinto: À noite, Dr. Jean e Padre João visitaram a comunidade Donatos. Estiveram presentes o sacerdote Padre João do Carmo, da Arquidiocese de Mariana que está em missão na Diocese de Almenara, o apoiador Ricardo Rodrigues e lideranças políticas e comunitárias para uma confraternização em homenagem às autoridades presentes.

Veja mais fotos da agenda AQUI


Segunda-feira – 16/05

Santo Antônio do Jacinto: Finalizando a caravana pelo Vale com o deputado federal Padre João, Dr. Jean, acompanhado do apoiador Ricardo Rodrigues, esteve reunido com apoiadores, agricultores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, no Salão Paroquial na cidade de Santo Antônio do Jacinto. Na oportunidade, foram discutidos diversos assuntos, em destaque: o fortalecimento da agricultura familiar, regularização fundiária, crise hídrica do município e atual conjuntura política nacional.

“É de imensa alegria poder estar aqui, acompanhado do dep. Padre João. Estamos trabalhando com um ‘pé’ no parlamento e outro ‘pé’ na estrada, por que é assim que tem que ser. Aproveitar os finais de semana e ir onde as pessoas estão. Ouvi-las e acolher as demandas para que se possa fazer política com as pessoas e não para as pessoas. Este é um dever nosso, lutar pelos mais pobres. Estamos com um projeto para que os sindicatos tenham técnicos que sirvam o(a) agricultor(a), para fortalecer a agricultura familiar de forma mais assídua”, finalizou Dr. Jean Freire.

A presidente do STR, Luzia Alves, fez um apelo aos deputados em relação à crise hídrica que o município vem passando: “Em 40 anos que moro aqui, eu nunca vi tamanha falta d‘água. Praticamente todos os rios e nascentes secaram, o município só tem a cobertura de 5% de mata nativa. É preciso que cerque as nascentes e que se tenha viveiro de mudas para que se reflorestem as áreas degradadas, pois o STR não tem condições de agir sozinho’’, disse.

O deputado Dr. Jean finalizou dizendo que será parceiro do STR para que sejam atendidas as demandas dos(as) agricultores (as). “Esse ano, devido à lei, não podemos liberar emendas para o STR. Mas, ano que vem, estaremos à disposição para ajudar no que for necessário, que também poder ser um projeto de cercamento das nascentes para o município. Vamos procurar estar mais próximo, me provoquem, me convidem. Agora estou com um assessor no Baixo Jequitinhonha, que estará à disposição de vocês. Podem contar comigo e com o nosso parceiro Padre João”, concluiu.

Veja mais fotos da agenda AQUI

[

 

Veja estas e mais fotos em: https://goo.gl/7sKvtE


 

Compartilhe

Comente