Notícias

Dr. Jean e Sebastião Salgado trocam ideias para recuperação do Rio Doce

Dr. Jean e Sebastião Salgado trocam ideias para recuperação do Rio Doce

(18 de novembro de 2015)

 

Nessa terça-feira, 17, Dr. Jean Freire teve um importante e valoroso encontro. O deputado encontrou-se, em Aimorés, com o renomado fotógrafo Sebastião Salgado, nascido no município, que o recebeu para conversar sobre a revitalização do Rio Doce.

 

Salgado recebeu das mãos do parlamentar o projeto de lei de sua autoria (apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, ALMG, na semana passada) que visa a preservação do Rio Santo Antônio, afluente do Rio Doce.

 

A intenção de Dr. Jean é que o Santo Antônio seja considerado pelo Estado como de preservação permanente. Isto evitaria a instalação de hidrelétricas em seu curso e garantiria a conservação de suas espécies aquáticas, as mesmas mortas no Rio Doce pela lama das barragens rompidas da mineradora Samarco.

 

“O projeto é muito interessante. Quem sabe você não inclui outros rios da bacia também? Vamos torcer para que seja aprovado”, afirmou Salgado a Dr. Jean.

 

O fotógrafo apresentou ao deputado seu projeto de revitalização e recuperação de todas as nascentes da bacia hidrográfica do Rio Doce (cerca de 400 mil). E informou que o projeto já foi aprovado pelo BNDES, mas está parado por causa da restrição orçamentária.

 

A proposta de Salgado, que conta com o apoio e parceria do deputado, é que as empresas donas da Samarco, a BHP e a Vale, constituam um megafundo com todos os recursos necessários para recuperar todas as nascentes do Vale Rio Doce. Esse fundo vai fazer com que o rio passe de um desastre terrível a um Vale que, a médio e longo prazo, seja um modelo para o Brasil. E que seja um projeto piloto.

 

Segundo ele, que conversou com a presidenta Dilma na última sexta-feira (13), o Governo Federal está constituindo um pequeno comitê que vai negociar com as empresas na direção da constituição desse fundo. “Melhor seria se houvesse um acordo, pois os presidentes dessas empresas também têm plena consciência do desastre”, ressaltou.

 

Visita in loco - Antes da visita a Sebastião Salgado, Dr. Jean Freire esteve na barragem de Aimorés, atingida pela lama da tragédia em Mariana há dois dias.

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: Márcio Lima

Compartilhe

Comente