Notícias

Dr. Jean Freire acompanha visita do ex-presidente Lula à Ocupação Izidora

Dr. Jean Freire acompanha visita do ex-presidente Lula à Ocupação Izidora

 

“É sempre muito emocionante estar ao lado do ex-presidente Lula, sobretudo em agendas de alta relevância social e junto ao povo”, afirmou o deputado Dr. Jean Freire referindo-se à vista, na manhã desta terça-feira (29) às comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança, em Belo Horizonte. Juntas, elas formam a Ocupação Izidora, palco de um dos maiores conflitos sociais do Estado.

O maior presidente da história brasileira foi recebido com festa pelos moradores. Após andar no meio do povo, hábito marcante de sua personalidade, Lula assistiu a vídeos de agressões cometidas pela Polícia Militar (PMMG) contra representantes da ocupação, em julho do ano passado. “Estas cenas de crianças chorando são absurdas. Problema social não se resolve com polícia”, resumiu.

Lula comprometeu-se a intervir junto ao governador Fernando Pimentel e ao prefeito eleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, para que as comunidades sejam urbanizadas e, sobretudo, para que o despejo não ocorra. “Vocês não estão ocupando uma área que estava ocupada. Estão em um local que não cumpria com sua função. Vou trabalhar para que fiquem aqui”, garantiu. 

Durante a visita, foi relembrado que Lula é o “pai” do Programa “Minha Casa, Minha Vida (MCMV)”, que construiu mais de 1,5 milhão de moradias em todo o Brasil. Segundo os representantes da Izidora, em Belo Horizonte, a gestão do prefeito Márcio Lacerda usou o MCMV para pressionar pela realização dos despejos das três comunidades — que já são três bairros irmãos em franco processo de consolidação — e ameaçar as 8.000 famílias nos últimos 3,5 anos.

“No início do ano estive aqui e ouvi relatos de violência policial, negativas de atendimento em unidades de saúde e de educação e insatisfação com as propostas até agora apresentadas pelo poder público. Infelizmente, vejo que a situação não mudou.

Dr. Jean Freire reafirmou seu compromisso como mediador das negociações e apoiador das ocupações. 

 


Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação

Compartilhe

Comente