Notícias

Dr. Jean Freire busca alternativas de desenvolvimento para os Vales junto à Epamig

Dr. Jean Freire busca alternativas de desenvolvimento para os Vales junto à Epamig

Deputado tratou especialmente sobre a produção de laticínios e apicultura

Na última terça-feira, 14, o deputado estadual Dr. Jean Freire esteve em reunião com o presidente da Empresa de Pesquisa em Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui Silva Verneque, para tratar de alternativas para o desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Também estiveram presentes na reunião o Diretor de Operações Técnicas da empresa, Trazilbo José de Paula Jr; Ricardo Oliveira, Assessor da Presidência; Sérgio Evandro de Andrade e Maicon Júnior Xavier, Técnicos Superiores Especializados.

Segundo o presidente, a empresa tem a proposta de trabalhar com três linhas fundamentais: a pastagem, olericultura e café conilon, que tem sido um grande aliado na recuperação de áreas degradadas, além de gerar renda para pequenos agricultores. Verneque informou que, para os Vales, pode ser pensada a instalação de unidades de demonstração do café em parceria com os municípios. “O nosso orçamento não é tão alto e, em parceria com os municípios, acaba ficando mais fácil instalar as unidades de demonstração. O município entra com a mão de obra e com o espaço e a Epamig com o aparato técnico”, disse.

O deputado Dr. Jean Freire falou sobre sua atuação na área da apicultura e sobre seu projeto de lei (PL) nº 4126/2017, que visa melhorias na alimentação dos alunos da rede estadual de ensino e na renda dos apicultores mineiros. “O nosso projeto tem como objetivo tornar obrigatória a inclusão de mel de abelha na complementação da merenda escolar, nas escolas públicas estaduais”, explicou.

Além destas possibilidades, foi consenso durante a reunião a importância de direcionar esforços para o desenvolvimento do desenvolvimento das ações na comunidade de Acauã, entre os municípios de Leme do Prado e Turmalina. A empresa já possui equipamentos voltados para a produção de derivados do leite na comuidade, mas que ainda não estão em funcionamento. O deputado agendou uma visita à Fazenda, acompanhado do presidente da Epamig, para analisar o que é necessário para que o projeto se desenvolva. Além disso, Dr. Jean apontou também a necessidade de incluir as Escolas Familías Agrícolas e os Institutos Federais na articulação de alternativas que visem o desenvolvimento da região.  

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação

Compartilhe

Comente