Notícias

Dr. Jean Freire realiza agendas importantes no Alto Rio Pardo

Dr. Jean Freire realiza agendas importantes no Alto Rio Pardo

Durante os dias 21 e 22 de dezembro de 2017, o deputado estadual Dr. Jean Freire realizou uma série de agendas no Alto Rio Pardo. Dr. Jean esteve em 6 municípios, onde promoveu visitas à comunidades rurais e encontros com lideranças de sindicatos e diversas organizações locais.

 

Berizal

Na manhã de quinta-feira, 21, o parlamentar esteve no município de Berizal, onde visitou a comunidade quilombola Vila São João. A reunião aconteceu na sede da Associação de Moradores e contou com a participação da diretoria e de diversos associados, que puderam explanar para o deputado todas as lutas travadas pela comunidade, suas demandas, conquistas e desafios.

A Comunidade Vila São João encontra-se em processo de reconhecimento enquanto Comunidade Quilombola e conta com o apoio do mandato. Por meio do assessor Aldinei Leão, a comunidade conseguiu recentemente o registro de fundação da Associação.

Dr. Jean ressaltou a alegria por estar ao lado de pessoas simples e batalhadoras, com histórias de vida como a sua, relembrando as lutas encampadas pelo mandato na defesa das comunidades tradicionais, da agricultura familiar, das mulheres, dos negros, das crianças e adolescentes e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. “É preciso dar mais a quem tem menos. Eu vim aqui pedir a vocês que façam parte desse projeto. Eu não quero fazer para vocês, mas com vocês”, finalizou.

 

Indaiabira

Em seguida, o deputado esteve no município de Indaiabira, onde visitou o prefeito José Severino, a pedido do Secretário de Agricultura e apoiador do nosso mandato, Delmanir José. Na conversa, o prefeito deu as boas vindas ao deputado e falou das dificuldades e desafios da administração em tempos de crise. O deputado colocou o mandato à disposição, ressaltando o desejo de colaborar cada vez mais com o município.

 

Taiobeiras

Na tarde do mesmo dia, Dr. Jean esteve em Taiobeiras, onde visitou a Escola Família Agrícola Nova Esperança. Na ocasião, acontecia a reunião de planejamento para o próximo ano da Associação Escola Família Agrícola Alto Rio Pardo (AEFARP). Dr. Jean falou do compromisso do mandato com a Educação do Campo e, em especial, com a EFA Nova Esperança. “Nosso trabalho no Alto Rio Pardo começou por aqui, quando nos dispusemos a contribuir com a Escola”, disse. O deputado reafirmou seu compromisso, mais uma vez convidando aos presentes para construir juntos o seu mandato.


Fruta de Leite 

Já no final do dia, o deputado realizou uma importante conversa com os membros do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Fruta de Leite, firmando o compromisso de caminharem juntas na busca por mais desenvolvimento para o município.

Durante a conversa, o deputado se emocionou ao recordar mais uma vez sua trajetória. “Chegar aqui, ver o perfil de vocês, catequistas, coordenadores de Pastorais, membros de grupo de Teatro, e o local que se reúnem, já compensa todo esforço”, afirmou. A reunião aconteceu nos fundos da Igreja Católica e, dentre outras lideranças locais, contou com a participação do vereador Aldinei, conhecido como Santão.

 

Rio Pardo de Minas  

O dia seguinte começou com uma importante reunião com lideranças do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e do Partido dos Trabalhadores de Rio Pardo de Minas. Na pauta, os desafios e estratégias para o próximo ano. 

Dr. Jean ouviu as demandas apresentadas, com destaque para as questões hídricas, sobretudo para a recuperação de microbacias, e das estradas. Uma demanda histórica é a necessidade de pavimentação de um pequeno mas importante trecho de 35 quilômetros que liga a cidade ao trevo que dá acesso aos municípios de Mato Verde e Santo Antônio do Retiro.

Em seguida, o deputado almoçou com o Padre Genivaldo e fez uma breve visita ao comerciante e escritor Vlade Patrício, que afirmou seu apoio ao nosso mandato e o presenteou com sua obra literária “Um olhar no passado”. O livro traz crônicas de personagens ilustres da cidade.

 

Salinas

Finalizando a agenda na região do Alto Rio Pardo, Dr. Jean participou de uma importante roda de conversa em Salinas a convite do Frei Pedro. Durante o encontro, o deputado tratou da luta dos geraizeiros pelo reconhecimento e retomada dos seus territórios tradicionalmente ocupados, face às monoculturas de eucalipto e pinos, além da ameaça da mineração. Discutiu-se também sobre os desafios e esperanças no combate à Doença de Chagas, muito comum na região.

Após ouvir os relatos dos presentes, o deputado falou da necessidade de estarmos cada vez mais organizados e unidos para enfrentar estes desafios, seja na luta pelos territórios tradicionais, seja no combate às doenças que assolam nosso povo. “A Chagas é uma doença que atinge os pobres, e é por isso que, infelizmente, não são investidos recursos para combatê-la”, lamentou. Em sua fala, o Frei Pedro falou da Fitoterapia e dos seus benefícios no tratamento dos atingidos pela doença.

A roda de conversa aconteceu na sede da Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e contou com a participação de lideranças religiosas, do PT local, Professores do Ensino Médio e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas - e do Movimento Geraizeiro.

Para o deputado, a agenda foi de extrema importância, pois serviu para aproximá-lo ainda mais da região. “Cada vez que realizo estas agendas vejo o quanto elas são importantes para que a gente esteja, de fato, próximo do nosso povo, entendendo suas reais necessidades. É só assim que conseguiremos realizar um trabalho eficaz na busca por mais desenvolvimento e dignidade destas pessoas”, disse.

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente