Notícias

Dr. Jean Freire realizou importantes reuniões e visitas no Baixo Jequitinhonha no final de semana

Dr. Jean Freire realizou importantes reuniões e visitas no Baixo Jequitinhonha no final de semana

Almenara


As andanças de Dr. Jean Freire pelo Vale, no último final de semana, começaram na sexta-feira, 9. Acompanhado do prefeito de Almenara, Ademir Gobira, e do vereador do município Nata da CDN, o deputado participou da cerimônia de titulação de terra a 25 famílias da Fazenda Belo Vale, na comunidade de mesmo nome, em Almenara. 


“A conquista veio após cinco anos de muita organização e luta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais”, enfatizou o parlamentar. Estiveram na cerimônia, ainda, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, e o deputado federal Zé Silva. 


A entrega dos títulos faz parte do Programa de Regularização Fundiária Rural, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda).


Após visitar as barracas nas quais as famílias vivem há cerca de 12 anos, Dr. Jean reiterou a necessidade de junção de forças para que outras comunidades alcancem esta conquista que "viabiliza o acesso a várias políticas públicas, como acesso a crédito, à assistência técnica e melhoria da produção e comercialização dos produtos”. 


Jacinto

Na parte da tarde, Dr. Jean esteve no município de Jacinto para a realização da Consulta Pública sobre o projeto de lei de sua autoria que visava a criação do Parque Estadual da Pedra Misteriosa nos municípios de Jacinto e Rubim. O encontro iniciou-se em praça pública e, em seguida, todos foram para a Câmara Municipal. 


Lá, em acordo coletivo e democrático proposto pelo parlamentar, foi criada uma comissão para estudar meios de preservação da rica área, valorizando os moradores, a agricultura familiar e o meio ambiente. Dr. Jean comprometeu-se a retirar o projeto de lei de tramitação na ALMG (com a contrapartida da criação do grupo de trabalho) e assim o fez nesta terça-feira (13), como mostra o documento a seguir:

Almenara


Na noite do mesmo dia, Dr. Jean participou da abertura da 16ª Festa da Mandioca, de volta a Almenara. Este ano a feira está sendo realizada com grande apoio da Prefeitura de Almenara e parceiros como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater-MG e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).


O deputado visitou as barracas de produtos derivados da mandioca acompanhado pelo prefeito Ademir Gobira. “O STR é fundamental para o fortalecimento deste evento, que incentiva a cadeia da mandioca e fortalece a cultura. Parabéns à prefeitura, que tem compromisso com a agricultura familiar”, destacou. 


O prefeito, por sua vez, agradeceu o apoio do parlamentar na viabilização de recursos para o evento. 

 

Rubim


Do mesmo modo que em Jacinto, no sábado (10), Dr. Jean esteve em Rubim para realização de Consulta Pública sobre o projeto de lei do Parque Estadual da Pedra Misteriosa. O deputado apresentou a mesma proposta de criação da comissão para estudos de preservação da área e retirada de tramitação da ALMG da matéria. A sugestão foi aceita por unanimidade pelos presentes no auditório da ONG Vokuim. 


Almenara


Após o evento, Dr. Jean retornou a Almenara, onde visitou a feira de produtos derivados da mandioca. 


Medina


No fim do dia, o parlamentar prestigiou a Festa de Santo Antônio da comunidade Tuparecê, de Medina. Ano passado, Dr. Jean foi o “festeiro” do evento. "Amo essa terra, amo essa gente, amo esse povo sorridente e acolhedor. Medina, cidade de fé e muita alegria. Fico muito feliz quando sou provocado a visitar esta cidade'', alegrou-se o deputado.

 

Assessoria de Comunicação
Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente