Notícias

Dr. Jean participa da chegada da Marcha pela Democracia em Belo Horizonte

Dr. Jean participa da chegada da Marcha pela Democracia em Belo Horizonte

Em um momento histórico e emocionante, o governador Fernando Pimentel recebeu os movimentos sociais no Palácio da Liberdade

Organizada pela Frente Brasil Popular de Minas Gerais, a Marcha pela Democracia saiu de Ouro Preto na última sexta-feira (22) rumo a Belo Horizonte, percorrendo cerca de 200 quilômetros.

As cerca de 2000 pessoas participantes chegaram ao Palácio ontem (26) por volta das 18h, quando o governador já estava reunido com uma comissão de integrantes dos grupos sociais, que o apresentaram diversas demandas populares. Para Pimentel, “esse encontro foi feito para ouvir as demandas e reforçar um canal de diálogo permanente com os movimentos”.

Entre os principais pleitos apresentados pela Frente Brasil Popular, composta por diversos movimentos sociais, sindicais e de classe, estão a defesa da democracia e a participação do povo na administração pública.

O governador colocou na mesa a proposta de criação de uma comissão permanente de diálogo entre o governo do Estado e a sociedade. Uma das principais ações da atual gestão, é exatamente a criação dos Fóruns Regionais de Governo, estratégia que já ouviu as demandas da população em todas as regiões do estado – e que, na etapa atual, começa a dar respostas à sociedade.

“A governabilidade se constrói na participação popular. E é isso que nós viemos aqui legitimamente discutir. Abrir o Palácio da Liberdade para trabalhadores sem-terra e receber diversas organizações, foi uma sinalização importante. Os movimentos também informaram que continuarão a sua luta independente da agenda do governo, mas que é muito importante que o mesmo se some a essa tarefa da defesa da democracia”, disse, em entrevista à imprensa, a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG e presidente da Central Única dos Trabalhadores/Minas Gerais (CUT/MG), Beatriz Cerqueira.

Segundo o coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Joceli Andreoli, o objetivo da Marcha foi, principalmente, defender a democracia e apresentar as pautas populares ao governo do Estado. “Essa meta foi concluída com a chegada aqui no Palácio da Liberdade, com o acolhimento da Marcha”, afirmou.

Após a reunião com o Governador, os presentes participaram de um grande ato cultural na Praça, que contou com a presença de grandes nomes da cultura do Vale do Jequitinhonha como Carlos Farias, Gonzaga Medeiros, Andréia Roseno, entre outros.

Para Dr. Jean, essa iniciativa é muito importante, principalmente por ter partido dos movimentos populares e em um momento tão importante para o país. “É bonito ver como o povo vem se organizando em defesa da democracia. Nós precisamos aprofundar cada vez mais nossa relação com os movimentos populares, que estão cumprindo um importante papel em defesa do povo brasileiro”.

A marcha

De forma bonita e organizada, a Marcha pela Democracia saiu de Ouro Preto na última sexta-feira (22) passando por várias cidades (Mariana, Catas Altas, Santa Bárbara e Sabará) percorrendo cerca de 200 quilômetros até chegar à Capital.

Os participantes vinham de várias regiões do Estado, principalmente do Vale do Jequitinhonha, representado pelo Acampamento Aurora, da cidade de Jequitinhonha. 

 

Assessoria de Comunicação com informações da Agência Minas

Fotos: Verônica Manevy/Imprensa MG +divulgação

Compartilhe

Comente