Notícias

Dr. Jean participa da inauguração de CREAS Regional em Almenara

Dr. Jean participa da inauguração de CREAS Regional em Almenara

O deputado também participou, junto com o governador Pimentel, da primeira edição do Programa Cemig & Você

 

Na última sexta-feira, 10, o deputado Dr. Jean Freire esteve em Almenara para a inauguração da primeira unidade regional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizada pelo governador Fernando Pimentel. Esta é a décima visita do governador à região desde 2015. 


Criado a partir de uma demanda dos Fóruns Regionais de Governo, os Creas Regionais têm como objetivo o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva, sua inclusão no sistema de proteção social e nos demais serviços públicos. 


“Não passa mais do que 40 ou 45 dias sem que o governador do Estado e boa parte do seu secretariado venham ao Jequitinhonha. E nós estamos aqui mostrando que a integração do estado só se dá se o Governo estiver presente em todas as regiões. Então, é com muita alegria que eu estou aqui hoje compartilhando com vocês boas notícias, apesar das imensas dificuldades que hoje o estado tem. Nós estamos trazendo aquilo que é necessário para a vida dos mineiros”, afirmou o governador.


Dr. Jean Freire,  que representou a Assembleia Legislativa no evento, ressaltou a mudança de atitude da nova gestão estadual.  “Nunca na história do Vale do Jequitinhonha um governador esteve 10 vezes na região em dois anos. Isso é ir aonde o povo está. Foi uma promessa de campanha ouvir para governar. E nós precisamos ir aonde os problemas estão, pegar nas mãos das pessoas, pisar no chão”, declarou.

O prefeito de Almenara, Ademir Gobira, destacou o esforço do governador em olhar para a região para mudar a atual realidade de dificuldades. “É tempo de olharmos para frente e tentarmos construir uma nova história para esse Vale que, de forma equivocada e distorcida, tem visto seu povo ser reduzido a uma condição de coitados e incapazes”, disse.


O Creas Regional, que é considerado um modelo não só para a região, mas para o país inteiro, vai beneficiar cerca de 35 mil pessoas em situação de risco nos municípios de Bandeira, Mata Verde, Palmópolis, Rio do Prado e Rubim. Pimentel ainda esteve na unidade e conversou com funcionários e usuários. No mesmo dia, outra unidade do Creas regional foi inaugurada em Águas Formosas. 


Pimentel ainda autorizou a implantação de referências técnicas de proteção especial nos municípios de O governador também autorizou, na solenidade, a implantação de Águas Formosas, Bandeira, Bertópolis, Crisólita, Fronteira dos Vales, Mata Verde, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, Santa Helena de Minas e Umbaratiba, possibilitando que os municípios abrangidos pelo serviço ofertado no Creas Regionais Médio e Baixo Jequitinhonha e Mucuri tenham recursos disponíveis para a contratação de técnico de referência da Proteção Social Especial.  


Voe Minas


Além da inauguração do Creas, o governador também assinou, durante a cerimônia, despacho que inclui Almenara no programa Voe Minas, que visa integrar os diversos municípios à capital mineira. O programa é desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). O primeiro voo foi realizado na manhã de sexta-feira, 10, entre Belo Horizonte e Almenara.  , agora, também integra o programa Voe Minas. 


O governador destacou o esforço do Governo em conseguir a realização dos voos. “Com Almenara, agora são 18 municípios atendidos com voos regionais da Codemig. Eram cidades que antes não tinham transporte aéreo regular. O avião está aí e vai servir à população, o que também é importante em casos de urgências”, disse Pimentel.


Cemig & Você

Junto com o governador, Dr. Jean participou da primeira edição do programa  Cemig & Você, uma iniciativa da Cemig e do Governo de Minas Gerais com o objetivo de levar aos consumidores informações para o melhor uso da energia e promover o desenvolvimento social de todo o estado. A partir da realização do programa, a Cemig irá executar o Projeto Energia Cidadã em Almenara, atendendo a uma reivindicação dos próprios moradores. O projeto tem o objetivo de aproximar a empresa das comunidades de baixa renda, levando informações sobre o uso seguro e correto da energia elétrica.

A Cemig está investindo R$ 55 milhões no Energia Cidadã e fará a substituição de 550 mil lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, quatro mil geladeiras ineficientes por outras novas de baixo consumo de energia, 8.400 chuveiros elétricos de alta potência por sistemas de aquecimento solar de água em casa dos conjuntos habitacionais, junto com a Cohab/MG, atendendo em todo o estado a aproximadamente 110 mil famílias ou cerca de 450 mil pessoas.


Em Almenara, serão realizadas visitas para a substituição de 17 mil lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, além da avaliação das geladeiras que se enquadrem nos critérios para posterior substituição, com previsão para fazer a troca de 136 unidades. Durante todo o dia, a Cemig prestará atendimento à população do município para solicitação de serviços e renegociação de débitos, além de exposição sobre o setor energético, distribuição de lâmpadas, sorteio de kits de material escolar e apresentação de teatro.

Veja mais fotos aqui.

Veja entrevista de Dr. Jean para o Jornal Hoje em Dia sobre a implantação do CREAS regional em Almenara:

 

Assessoria de comunicação com informações da Agência Minas

Compartilhe

Comente