Notícias

Dr. Jean participa de 2º Encontro de Mulheres do Mucuri, em Teófilo Otoni

Dr. Jean participa de 2º Encontro de Mulheres do Mucuri, em Teófilo Otoni

O evento compôs a agenda de fim de semana do deputado

Belo Horizonte

O fim de semana do deputado teve início no sábado, 25, durante a inauguração do Armazém do Campo, em Belo Horizonte. Proposto pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o espaço se destina a comercializar alimentos orgânicos vindos dos assentamentos e da agricultura familiar. Além do ato de abertura, o evento contou também com uma intensa programação cultural. Dr. Jean participou ainda da 12ª Conferência Estadual da  Democracia Socialista, corrente interna do Partido dos Trabalhadores da qual o deputado faz parte. 

 

Araçuaí

No sábado, 25, a assessora Lízian Martins representou o mandato do deputado estadual Dr. Jean Freire em um ato público  referente ao Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. A convocação do ato foi feita pelo Consleho dos Direitos da Mulher de Araçuaí em parceira com outras organizações.

 

Teófilo Otoni

O Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM), realizou no último domingo, 26, a 2ª edição do Encontro de Mulheres do Mucuri, em Teófilo Otoni. Com o tema “Tirou o direito de uma, tirou o direito de todas”, o evento tinha como objetivo debater o papel da mulher na sociedade e, consequentemente, o seu empoderamento. O deputado estadual Dr. Jean Freire esteve presente, acompanhado pela sua esposa, Alexandra Brasil, e pelos assessores Leodônio Martins e Lízian Martins.

O encontro teve como programação inicial a composição da mesa de abertura com as “Mestras dos Saberes”  trazendo o breve relato de experiência de mulheres lutadoras, que tiveram atuação na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da região, bem como das crianças, adolescentes e mulheres do Mucuri. Logo após, foi realizada uma análise de conjuntura para tratar sobre a perda de direitos acarretada pelo golpe de 2016.

Dividido em seis grupos temáticos - mulher camponesa, mulher urbana, mulher indígena, mulher negra, mulher idosa e mulher jovem - o encontro foi encerrado após as apresentações dos relatórios de cada grupo.  

O deputado Dr. Jean Freire ressaltou a importância da luta das mulheres e os esforços que o mandato tem dedicado a esta pauta nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

 

GMOM

O GMOM é um grupo composto por representação do poder público e sociedade civil, visando a valorização, respeito, empoderamento e protagonismo feminino, atuando assim, no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.  

 

Assessoria de Comunicação 

Fotos: divulgação

 

Compartilhe

Comente