Notícias

Dr. Jean participa de encontro do Fórum do Vale em Araçuaí

Dr. Jean participa de encontro do Fórum do Vale em Araçuaí

Evento também foi uma preparação regional para o IV Encontro Nacional de Agroecologia

Na última sexta-feira, 11 de maio de 2018, o deputado estadual Dr. Jean Freire participou, em Araçuaí, de mais um encontro do Fórum do Vale, uma articulação de entidades sindicais, sociais e organizações populares do Vale do Jequitinhonha. O objetivo do Fórum é debater e construir ações que visem o desenvolvimento da região e fortalecimento da luta por direitos. O evento também foi uma preparação regional para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que será realizado entre os dias 31 de maio e 3 de junho, em Belo Horizonte.

O evento, que teve início na quinta-feira, 10, contou com uma análise de conjuntura e com momentos de troca de experiências entre as regionais - Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha - acerca dos trabalhos desenvolvidos.

Na sexta-feira, a discussão girou em torno da mineração no estado, sobretudo da proposta de exploração do Lítio no Vale do Jequitinhonha, mais especificamente na região dos municípios de Araçuaí e Itinga. Além de colocar-se à disposição para contribuir com as discussões acerca do tema, o deputado Dr. Jean Freire também propôs a realização de uma audiência pública, em que seja pensado um outro modelo de mineração, com açõe que visem o desenvolvimento real e sustentável.

Em março do ano passado, em um estudo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Serviço Geológico do Brasil revelou a descoberta de 45 novas jazidas de lítio, a maior parte delas na região do Vale do Jequitinhonha. Atualmente, o Brasil é responsável por 0,4% das reservas de lítio existentes em todo o mundo e, segundo o estudo, a estimativa é que, em 2019, esse número aumente em até 20 vezes, chegando a deter 8% das reservas mundiais do mineral.

Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, dentre eles agricultores (as), estudantes e representantes de organizações sociais. O evento foi realizado no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas (IFNMG), em parceria da Articulação Mineira de Agroecologia (AMA) e do Fórum do Vale do Jequitinhonha para Convivência com o Semiárido.

 

Assessoria de Comunicação

 

Fotos:

Compartilhe

Comente