Notícias

Dr. Jean prestigia Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Berilo

Dr. Jean prestigia Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Berilo

O deputado Dr. Jean Freire participou da centenária Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Berilo, realizada no domingo, dia 9. Ele foi escolhido o mordomo da festividade ano que vem e terá a função de organizar as atividades. A comemoração é realizada desde o século XVIII, na época de exploração garimpeira do ouro.

Para Dr. Jean, a festa é pura expressão da cultura e da religiosidade do Vale do Jequitinhonha: "É muito gratificante estar nesta irmandade, participar de um momento tão grandioso e poder contribuir para que esta tradição continue fortalecendo a cultura do Vale do Jequitinhonha".

Os negros construíram uma igreja para sua santa, à beira do Rio Araçuaí, no final do século XVIII, início do XIX. Todos os anos, durante o mês de outubro, rufavam seus tambores, passavam sebo nas canelas para amaciar as pisadas da congada e do batuque, enchiam-se de vida real e alegria. Isso aconteceu até 1981, quando a festa foi abandonada pela Igreja Católica local, prédio destruído e vendidos os móveis, imagens, objetos sacros e alfaias.

Em 2009, a festa ressurgiu dos cantos dos quilombolas espalhados pelas 27 comunidades de afrodescendentes do município de Berilo.

As comemorações tiveram uma vasta programação: do 1° de outubro, abertura, até o 23º dia de outubro. Os tamborzeiros e congadeiros acompanham uma ou outra novena.

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação

 

Compartilhe

Comente