Notícias

Dr. Jean reúne-se com Secretário de Estado para tratar sobre a segurança pública em Araçuaí e região

Dr. Jean reúne-se com Secretário de Estado para tratar sobre a segurança pública em Araçuaí e região

O deputado esteve ainda com o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Educação, tratando sobre a Escola de Taquaral, povoado de Itinga

 

Segurança Pública

Na manhã desta quarta-feira, 28 de março de 2018, o deputado estadual Dr. Jean esteve na Cidade Administrativa de Minas Gerais onde se reuniu com o Secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes, para tratar sobre a falta de delegado no município de Araçuaí. Também estiveram presentes o diretor do Hospital São Vicente de Paulo, Geraldo Dias; os vereadores do município, Cláudio Nunes Siqueira e Carlindo Dourado Souza; o representante da Associação Comercial de Araçuaí, Divânio Aguilar Alves; o Coronel do Corpo de Bombeiros, Gilvam Almeida Sá; o assessor de Articulação Interinstitucional da Polícia Civil junto à Secretaria de Segurança Pública, delegado André Pelli; o Assessor de Articulação Interinstitucional da Polícia Militar junto à Secretaria, Coronel Webster Wadin Passos Ferreira de Souza; e o morador do município, Geraldo Magno Ruas Vilela.

O deputado iniciou sua fala agradecendo ao secretário pelo agenda e ressaltando como os municípios do Vale do Jequitinhonha sofrem com a falta de delegados. “Se nós fizermos um levantamento, veremos que muitos delegados são transferidos do Vale para outras regiões e poucos são destinados para lá. Isso demonstra um descaso com o nosso povo, além de contribuir para o aumento da violência nos municípios”, enfatizou. Segundo Dr. Jean e os representantes do município, o fato de o único delegado atuante realizar plantões regionalizados, consequência da falta de profissionais em outras cidades, além de gerar sobrecarga, dificulta a realização e o encaminhamento dos trabalhos da Polícia.

Uma das propostas de Dr. Jean para diminuir o êxodo, não só nesta, mas em todas as áreas, é que os concursos públicos sejam regionalizados e que ocorram com determinada periodicidade. “Eu acredito muito que desta forma nós vamos diminuir o número de pessoas que saem da região para trabalhar e a falta de profissionais nos municípios do Vale”, disse. O secretário ressaltou que tal medida deve sim ser levada em consideração, mas que esta é uma proposta para ser pensada a médio e longo prazo. “Neste momento, nós temos que entender quais são as reais demandas do município e trabalhar para diminuir os índices de violência”, afirmou. Ele ainda disse que a proposta dos concursos regionalizados deve ser muito bem pensada para não engessar a administração pública, impedindo que transferências necessárias sejam feitas.

Ficou acordado que as polícias Civil e Militar irão dialogar entre si e com os órgãos responsáveis pela segurança pública no Estado, com intuito de buscar a melhor resolução para o problema.

Após relembrar outros municípios do Vale que estão sem delegado, como Itaobim, Padre Paraíso e Minas Novas, Dr. Jean solicitou ao representante da Polícia Militar que fosse destinada uma unidade da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) para o Vale do Jequitinhonha, que tem realizado um excelente trabalho em municípios do Vale do Mucuri e em outras regiões de Minas. O deputado propôs ainda a instalação de unidades móveis da Polícia Militar em áreas de risco em Araçuaí, objetivando diminuir os índices de violência no município.

 

Educação

O deputado esteve ainda com o Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Hercules Macedo, para tratar sobre a situação da Escola Estadual do Povoado de Taquaral, em Itinga, que enfrenta graves problemas na estrutura física. Acompanharam a reunião a diretora da escola, Verônica Gonçalves; a professora e representante de mães dos alunos, Cláudia Renata Florentino, e a professora Djanira Moreira Cardoso. Segundo as representantes da escola, a péssima estrutura apresenta sérios riscos aos alunos.

Segundo Hercules, apesar da grave dificuldade financeira do Estado, a Secretaria investirá recursos para que sejam realizadas melhorias na estrutura da escola e no atendimento à comunidade.

 

Assessoria de Comunicação 

Fotos: divulgação

Compartilhe

Comente