Notícias

Dr. Jean tem mais um final de semana de intenso trabalho pelos Vales

Dr. Jean tem mais um final de semana de intenso trabalho pelos Vales

  

A falta de água em comunidades e distritos do Vale do Jequitinhonha foi a principal pauta das agendas

 

Araçuaí

O deputado Dr. Jean Freire iniciou seu último fim de semana na 1ª etapa de capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, realizada em Araçuaí, nos dias 7 e 8 abril. Promovido pela Associação de Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha (Ameje), em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçuaí, o evento “Vale do Jequitinhonha: Tecendo a rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, contou com a participação de cerca de 140 pessoas, representando 21 municípios.

A capacitação abordou temas relacionados ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Lei Maria da Penha, questão de gênero e os diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres.

Dr. Jean, que só pôde estar presente na sexta-feira, 8, ressaltou a importância da criação da Rede e de se debater ações que visem diminuir a violência praticada às mulheres. “O nosso mandato está à disposição da Rede de Enfrentamento, com intuito de articular e promover a 'Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica' no Vale do Jequitinhonha, tendo como exemplo a Patrulha de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri”.

 

Almenara

No sábado, 9, acompanhado do apoiador e pré-candidato à Prefeitura de Almenara, Ademir Gobira, e de representantes da Empresa de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), o deputado reuniu-se com moradores do distrito de Pedra Grande em busca de soluções para o grave problema de abastecimento enfrentado pela comunidade, que chega a ficar cerca de uma semana sem água. O encontro aconteceu no antigo mercado municipal do distrito e reuniu cerca de 100 pessoas. 

Ademir Gobira fez questão de demonstrar sua indignação diante da situação enfrentada pela população. “É triste pra mim, que aprendi a nadar no rio de Pedra Grande, ver hoje uma situação tão crítica, devido a falta de água nos reservatórios e a má gestão dos recursos hídricos. Não podemos aceitar mais ficar tantos dias sem água. Precisamos nos unir para resolver isso de forma definitiva. É um problema coletivo, de todos nós”, disse. Gobira ainda afirmou que tem plena confiança de que Dr. Jean será de fundamental para auxiliar a população a encontrar uma saída para a falta de abastecimento.

Para o deputado, os problemas da comunidade são seus também. “Quando vocês me pedem para levar água para a casa de vocês, é como se me pedissem pra levar pra minha própria casa”, disse. Dr. Jean defende que o que é necessário e urgente é colocar água à disposição do povo, não importa de onde ela venha, desde que seja de qualidade. “Como médico, sei que 70% do nosso corpo é composto por água e sei também que 80% das doenças contagiosas são transmitidas pela água. Então ela é fundamental em nossa vida, mas precisa ser bem tratada, bem cuidada”, completou.

Ainda durante a reunião, o deputado contatou via telefone o presidente da Copanor, Alonso dos Reis, para relatar o problema e as reivindicações da população do distrito. Segundo Reis, para que o problema seja resolvido, é preciso primeiro descobrir os locais onde há água disponível. Outra saída que ajudaria a atenuar a situação seria resolver problemas técnicos do poço artesiano da comunidade. O presidente da Copanor ainda autorizou, em caráter de urgência, a utilização de caminhões-pipa até que a crise de abastecimento seja solucionada. ''Essa semana eu irei reunir com a presidenta da Copasa Sinara Meireles e com Alonso, presidente da Copanor, onde vou passar toda a situação de vocês, para que se possa resolver ou amenizar o mais rápido possível, disse. 

Em seguida, Dr. Jean acompanhado dos agentes de saneamento da Copanor/Copasa de Almenara, Vanez Cardoso, Delci Pereira e Gilvan Aguiar (Guio), seguiu para a barragem do Córrego Cedro, que é de onde vem a captação de água para a comunidade. Ao chegar no local, o deputado foi surpreendido pelo pouquíssima vazão de água. Na oportunidade fotografou toda área para encaminhar junto às demandas. O deputado ainda visitou a estação de tratamento de água (ETA) e o poço artesiano que está desativado.

 

Jequitinhonha

À noite, o deputado aportou-se na cidade de Jequitinhonha, onde visitou os apoiadores Antônio Dutra e Mauricio Fernandes. Ocasião onde foram discutidas as diretrizes para as eleições municipais. 

 

Novo Cruzeiro  

No domingo, 10, Dr. Jean esteve na cidade de Novo Cruzeiro, discutindo algumas demandas do município, entre elas a escassez de água, muitas vezes ocasionada pela má gestão dos recursos, e o atual momento político vivido pelo país. Para o deputado, o povo deve manter-se mobilizado. “Não podemos desanimar. Neste momento, cada um tem que se multiplicar e se doar ao máximo para que o golpe, orquestrado pela oposição, não seja consumado”, afirmou.

Após a reunião, Dr. Jean visitou uma pequena barragem localizada no município. A reivindicação dos moradores é que seja realizada uma limpeza em caráter de urgência para que a mesma volte a ser utilizada como fonte de distribuição à população.

O deputado visitou ainda o Distrito de Engenheiro Schnoor, as comunidades de Queixada e Alfredo Graça, para viabilizar, a pedido das lideranças locais, a construção de pequenas barrajinhas sobre o Rio Gravatá.

 

Assessoria de comunicação do mandato

Fotos: Divulgação 

Compartilhe

Comente