Notícias

Dr. Jean trabalha para conter despejo de mais de 30 mil pessoas da Isidora

Dr. Jean trabalha para conter despejo de mais de 30 mil pessoas da Isidora

Na tarde desta quarta-feira, 5, o deputado estadual Dr. Jean Freire intermediou um encontro de representantes das ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança, que compõem a conhecida região da Isidora, na região Norte de BH, divisa com Santa Luzia. Participaram os companheiros Marília Campos e Rogério Correia, que estão conosco nesta luta em defesa da moradia e, sobretudo, da moradia digna. 

Após a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) de negar o mandado de segurança impetrado pelas ocupações, tomada no último dia 28, a possibilidade de despejo tornou-se ainda mais iminente, preocupando e trazendo medo às mais de 8 mil famílias moradoras da região. 

Atendendo a pedidos, o governo do Estado retomou a mesa de negociação, coordenada, agora, pela chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Lígia Pereira. Participaram da reunião Frei Gilvander, da Comissão Pastoral da Terra, representantes das Brigadas Populares e Advocacia Geral do Estado.

Dois próximos encontros de mediação foram agendados: um no próximo dia 13, na ALMG, quando o Governo de Minas responderá aos questionamentos e pedidos feitos pelas famílias; e outro no dia 18, na Cidade Administrativa, quando a mesa de negociação se reunirá oficialmente. 

Até lá, Lígia apresentou a garantia de amenização da atuação da Polícia Militar, que obteve reforço de mais 400 homens para a ação de despejo. As denúncias dos moradores são de terror e medo. 
“A PM tem que agir conforme o governo do Estado: com humanidade e sensibilidade. Não vamos permitir o contrário, pois vidas valem muito mais do que terras”, enfatizou Dr. Jean Freire. 

A Ocupação Isidora é considerada um dos sete maiores conflitos urbano do mundo, por envolver 8 mil famílias – mais de 30 mil pessoas – que  vivem em três vilas contíguas numa área de 10 mil quilômetros na região Norte da cidade.

Em março, Dr. Jean esteve nas ocupações (relembre) e participou de reuniões de negociação (relembre).

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação 

 

Compartilhe

Comente