Notícias

Dr. Jean viabiliza caminhão e kits feira para atendimento à agricultura familiar de municípios do Vale

 Dr. Jean viabiliza caminhão e kits feira para atendimento à agricultura familiar de municípios do Vale

Dr. Jean com gestores dos municípios contemplados

Almenara, Coronel Murta, Itinga e Novo Oriente de Minas receberam equipamentos das mãos do governador

Como incentivo à agricultura familiar dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o deputado Dr. Jean Freire, via emenda parlamentar, destinou caminhão isotérmico e kits feira para 4 municípios da região.

A entrega dos equipamentos foi realizada nesta manhã (7), pelo governador Fernando Pimentel, em cerimônia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Ao todo, foram 61 kits feira livre e 26 caminhões baú isotérmicos para representantes da agricultura familiar de Minas Gerais. Os investimentos somam cerca de R$ 3,7 milhões, beneficiando 69 municípios e 17 organizações de agricultores familiares.

O prefeito de Almenara, Ademir Gobira, recebeu das mãos do governador e de Dr. Jean as chaves do caminhão que atenderá os produtores do município. “Este programa governamental volta-se para as pessoas mais simples, justamente como o mandato de Dr. Jean e o nosso. Quem precisa deste tipo de apoio são os mais excluídos, os que têm dificuldade de colocar seus produtos no mercado”, afirmou. A Secretária Municipal de Agricultura Familiar, Enivanda Alves Miranda (Vanda Miranda) também acompanhou a cerimônia.

O caminhão com baú isotérmico tem capacidade para o transporte de até 5,5 toneladas de carga livre. O veículo será usado para o transporte adequado de verduras, hortaliças e produtos processados, apoiando o escoamento da produção da agricultura familiar.

Dr. Jean laudeado pelo prefeito de Almenara, Ademir Gobira, Secretária Municipal de Agricultura Familiar, Vanda Miranda e servidores municipais; presidente da Emater, Glênio Martins e funcionários, Secretário da Seda, Professor Neivaldo

Para Silvano Alves dos Santos, presidente da Associação Beneficente de Itaporé (Abita), de Coronel Murta, os kits feira auxiliarão os(as) agricultores(as) a alocar adequadamente “as mercadorias que vêm da roça”. “Isto é muito importante, até mesmo em termos de higiene. Ganham os produtores, ganham os compradores, ganha a agricultura familiar, lucra nosso município. Agradecemos Dr. Jean por conseguir isto para nós”, sintetizou. A Abita foi contemplada com 2 kits feira, cada um composto por 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças digitais.

Silvano e Dr. Jean

O prefeito de Itinga, Adhemar Marcos Filho, recebeu os 3 kits feira destinados ao município por Dr. Jean. Da mesma maneira, outros 3 conjuntos foram entregues ao Secretário Municipal de Agricultura Familiar de Novo Oriente de Minas, Ronilce Ferreira do Vale, o Professor Dedé.

Adhemar e Dr. Jean

O deputado com Professor Dedé

 

Governo valoriza a Agricultura Familiar

Em seu discurso, o governador Fernando Pimentel ressaltou que a agricultura é um dos principais setores responsáveis por “ajudar o Brasil a não mergulhar nessa crise terrível que estamos atravessando”. E lembrou que, em Minas Gerais, a agricultura familiar é responsável por boa parte da produção agrícola e geração de renda e empregos.

Para quem não entende de Minas Gerais, esta entrega de hoje pode parecer pouco importante - mas não é. O trabalho da agricultura familiar é muito importante para Minas Gerais. Somos um estado que tem vocação inequívoca para a agricultura, e estamos apoiando a agricultura familiar porque ela está se modernizando, ganhando contornos tecnológicos e facilitando também o acesso ao mercado. Minas Gerais não tem vergonha de ser um estado também agrícola. Temos o lado industrial, da mineração, mas temos, acima de tudo, a nossa vocação agrícola. Temos de ter muito orgulho e apostar nisso”, afirmou.

A entrega faz parte do programa “Do Campo à Mesa”, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e que prevê ações e projetos voltados ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária. O objetivo é o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos desafios para a produção de alimentos mais saudáveis, geração de renda, além de colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população.

 

Assessoria de Comunicação (com informações da Agência Minas)

Fotos: divulgação

Compartilhe

Comente