Notícias

História de luta e resistência: comunidades quilombolas na pauta do mandato Dr. Jean Freire

História de luta e resistência: comunidades quilombolas na pauta do mandato Dr. Jean Freire

O mandato de Dr. Jean Freire foi representado na Cerimônia de Certificação de comunidades quilombolas, em Araçuaí, e no lançamento do livro "Quilombos do Vale do Jequitinhonha - Música e Memória", em Berilo. 

No último sábado, 25, os assessores Marcos Luis Silva e Marcus Vinícius representaram o nosso mandato na Cerimônia de entrega da Certificação Quilombola da Comunidade Córrego do Narciso, em Araçuaí. Também estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo de Lima Virgílio; o Diretor para Desenvolvimento Sustentável dos povos e Comunidades Quilombolas, Vandeli Paulo dos Santos; o chefe  de gabinete da Prefeitura Municipal de Araçuaí, Roviere Vieira; a Secretária Municipal de Educação, Viviane Patrícia Costa Prates Tito; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Erli Souza Rocha; e a Secretária Municipal de Fazenda, Maria Aparecida Moreira Lima. O secretário Neivaldo ressaltou a importância que a Secretaria tem no processo de certificação de diversas comunidades quilombolas em todo o Estado. “Temos desenvolvido diversas ações afirmativas e pensado em políticas públicas específicas, visando garantir o acesso dos povos tradicionais a todos os seus direitos”, afirmou.

Em seguida, o assessor Marcos Luiz falou sobre o papel que o mandato vem desempenhando com o intuito de tentar resolver as demandas dos povos quilombolas.


Na tarde do mesmo dia, os assessores visitaram as comunidades Vila de Santo Isidoro, em Berilo, e Córrego do Rocha, em Chapada do Norte, juntos com o secretário Neivaldo e o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Vandeli.

Em Berilo, eles ainda participaram do lançamento do livro “Quilombolas do Vale do Jequitinhonha - Música e Memória”, realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo de Lima, e Luis Gustavo Molinari Mundim, Gerente de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Estado de Cultura.

Dr. Jean, que não pode participar de nenhum dos dois eventos, enviou uma carta às comunidades, ressaltando a determinação do seu mandato em estar ao lado dos povos quilombolas na luta por mais direitos. Veja a íntegra:  

Assessoria de Comunicação

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Comente