Notícias

Intensa andança pelos pontos de cultura e arte do Vale do Jequitinhonha

Intensa andança pelos pontos de cultura e arte do Vale do Jequitinhonha

Uma intensa andança pelos pontos de cultura e arte do Vale do Jequitinhonha. Assim definimos o trabalho que vem sendo realizado pela assessora da área, Deyse Magalhães, neste início de setembro. Em alguns momentos, ela é acompanhada pelo assessor para assuntos ligados às demandas quilombolas, Marcos Luiz.

Coronel Murta

Nos dias 2 e 3 últimos, Deyse visitou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Murta e o casarão da antiga sede da fazenda do Coronel Inácio Murta (onde vive, atualmente, seu neto Saulo Murta).

Ela esteve, também, com o artesão e escritor Eleodon Rodrigues, que, do alto dos seus 89 anos, continua a produzir lindas colchas de linha. Rodrigues é autor, ainda, de uma autobiografia e de um livro sobre curiosidades do município.

Em seguida, Deyse visitou Dona Almerinda Ferreira, 90 anos, benzedeira e parteira que trouxe ao mundo dezenas de murtenses.

Terminando as agendas na cidade, ela participou do 2º Festival Cultural de Itaporé (antigo nome de Coronel Murta), onde viu folias, apresentação de coral, shows e oficinas, e admirou o belo artesanato local. No fim do evento, foi realizada a noite cultural, cujo homenageado desta edição foi o irmão do deputado Dr. Jean Freire, o escritor Celso Freire.

Araçuaí

Nos dois dias seguintes, 4 e 5 de setembro, Deyse juntou-se a Marcos Luiz em visitas e atividades em Araçuaí. Lá, encontraram-se com o músico Luciano Tanure, visitaram o coordenador dos tambozeiros do Rosário dos Homens Pretos Mirins de Araçuaí, Zé Pretinho e estiveram no Museu do município.

Por fim, participaram da reunião do Quigemm (Centro de cultura Afro-Indígena), visitaram a Associação dos Artesãos de Araçuaí, o Mercado Municipal e a comunidade quilombola Arraial dos Crioulos.

Araçuaí/Itira

Já na comunidade Itira, de Araçuaí, os assessores participaram de reunião com moradores. Presentes, estiveram a Associação de Moradores, representantes da área da Educação, Saúde, Comunicação, Cultura e integrantes da Igreja Católica. O objetivo foi a colhida de demandas locais para possível intervenção do mandato.

Além disto, houve a troca de ideias entre os moradores para a elaboração de projetos para atendimento às necessidades da população, principalmente dos jovens que abandonam a escola para trabalhar em lavouras. “A reunião foi de extrema importância e os presentes agradeceram ao nosso mandato por estar presente”, resume Deyse Magalhães.

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação 

 

Compartilhe

Comente