Notícias

Luta pelos direitos do povo marcam final de semana de Dr. Jean e dep. fed. Padre João pelo Vale

Luta pelos direitos do povo marcam final de semana de Dr. Jean e dep. fed. Padre João pelo Vale

Audiência popular esteve nas atividades

 

Teófilo Otoni

Logo ao chegar ao Vale do Mucuri, na quinta-feira,18, Dr. Jean visitou a “Casa do Estudante”, projeto de sua iniciativa que concede moradia gratuita a estudantes da região. 

Salto da Divisa

Na sexta-feira, 19, Dr. Jean Freire e deputado federal Padre João, acompanhados do prefeito de Salto da Divisa, Oximane Bomfim, participaram da audiência popular dos atingidos pela barragem de Itapebi, na Câmara de Vereadores do município.

O evento foi realizado pela Associação dos Pescadores de Santo da Divisa e contou com a participação do Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab); Comissão Estadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais; Defensoria dos Direitos Humanos; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); moradores da Reserva Ambiental Alto Cariri; associações de pescadores, lavadeiras, pedreiros, casas danificadas, extratores de pedras e areia; Grupo de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos de Salto da Divisa (GADDH); assentamentos Dom Luciano Mendes e Irmã Geraldinha; acampamento Ouro e Prata; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); grupo de garimpeiros; Instituto Estadual de Florestas (IEF); comunidade rural Cabeceira do Piabanha; Instituto de Direitos Humanos de Minas Gerais e Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS).

O prefeito Oximane enfatizou a parceria com o mandato Dr. Jean Freire pela luta história dos atingidos pela barragem: “Tive a oportunidade de visitar o gabinete de Dr. Jean e fui muito bem recebido. Não tinha noção do impacto dessa barragem até ser prefeito. Hoje, sinto na pele o sofrimento quando visito os moradores. A falta de humanidade é uma coisa inexplicável, uma empresa que nunca realizou um projeto social, que se quer enviou um representante para esta audiência’’, indignou-se. 

A presidente da Associação das Lavadeiras, Jovecília Maria de Jesus, corroborou: “Fomos iludidos, disseram que seríamos privilegiados. Não dependíamos de ninguém, tínhamos um rio de água limpa e cristalina. Destruíram moradias e o meio ambiente. Queremos o rio de volta”. Foram relatados também pelas lideranças das associações vários outros problemas, como casas apresentando trincas e rachaduras, falta de peixes, extinção de espécies nativas. E o pior: falta de compromisso em reassentar as famílias atingidas e até ameaças de morte. 

“Companheiros, vocês têm aqui dois parceiros fiéis, o Padre João e eu”, informou o deputado Dr. Jean Freire ao ressaltar a necessidade de o caso ser tratado também na capital mineira, em Brasília e nos meios de comunicação. O deputado ainda relatou algumas emendas que levou para o município.

Em seguida, acompanhado do Padre João, Oximane e demais apoiadores, saíram em caminhada para o Centro Paroquial São Sebastião, onde se reuniram com conselheiros tutelares, jovens comunicadores, representantes de assentamentos, pescadores, pastores, garimpeiros, artistas e lideranças políticas locais. 

Finalizando as atividades no município, Dr. Jean e Padre João estiveram no assentamento Dom Luciano e visitaram a casa da companheira Quilene Santos. Os deputados foram presenteados com vários itens da agricultura familiar e se despediram com o dever de retornar em breve. 

Mais fotos AQUI.

Jacinto

Em seguida, os parlamentares foram para Jacinto. Lá, Dr. Jean Freire e o deputado federal Padre João reuniram-se com vereadores, lideranças políticas, comunitárias e partidárias. Foi realizada uma análise da conjuntura nacional e tradados demandas e projetos para a região. 

Dr. Jean apresentou o projeto de lei de sua autoria que visa a criação do Parque Estadual da Pedra Misteriosa (Pepem), no município. Ele aproveitou para conclamar a todos que participem da consulta popular a ser realizada no mês que vem: “a intenção é justamente ouvir as pessoas, o que a maioria da população tem a dizer, realizar adequações ao projeto, se necessário”.

Segundo especialistas, o Pepem está para o Brasil assim como o parque mais famoso dos Estados Unidos, o Yosemite, está para o mundo.

Mais fotos AQUI

Araçuaí 

No sábado, 20, pela manhã, o deputado Dr. Jean Freire participou da plenária regional Médio Jequitinhonha do mandato do deputado federal Padre João. Estiveram presentes vereadores, prefeitos, lideranças políticas, comunitárias e representantes de vários movimentos sociais e sindicais de diversos municípios da região. Padre João explanou sobre a conjuntura federal e Dr. Jean sobre a estadual. 

Em seguida, os deputados concederam entrevista à Rádio Vale FM. Foram destacadas a importância da parceria entre os mandatos no intuito de auxiliar todos os setores do município. 

Logo após, em visita ao Hospital São Vicente de Paulo, trataram sobre demandas para melhoria da infraestrutura e, consequentemente, ao atendimento à população.

Outra agenda do dia foi ao Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Araçuaí. Os parlamentares foram recebidos pelo diretor-geral do IF, Aécio Miranda, e pelo coordenador do projetos, Iran. Conversaram sobre novos projetos para o Instituto e como os mandatos podem contribuir para as melhorias para que os alunos, muitos jovens provenientes da zona rural, possam se manter na instituição. 

À noite, Padre João e Dr. Jean estiveram na tradicional festa do bairro Vila Magnólia, promovida em benefício da igreja local. 

No domingo (21), o deputado Dr. Jean Freire esteve na abertura do campeonato de bairros no município de Araçuaí. Realizado pela comissão organizadora de moradores da Baixada, no campo conhecido como “Jandirão”, o evento reúne vários times da cidade com intuito de resgatar e socializar o futebol de várzea. 

Logo em seguida, acompanhado do deputado Padre João, Dr. Jean visitou a Vila São Vicente de Paulo (Vicentinos). Reuniram-se com coordenadores da instituição para viabilizar futuros projetos para o local.

A última agenda do dia foi na Ação Social Santo Antônio. Os deputados foram recebidos pela irmã Teresinha, que os apresentou toda a estrutura do espaço que acolhe pessoas idosas. E também um espaço anexo que acolhe crianças de toda a comarca. 

Itaobim

Na segunda-feira, 22, pela manhã, Dr. Jean Freire realizou atendimentos no escritório regional de Itaobim.

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação e Walyson Pereira / mandato Padre João

Compartilhe

Comente