Notícias

Major da PM afirma que Companhia Independente de Itaobim não sofrerá reclassificação

Major da PM afirma que Companhia Independente de Itaobim não sofrerá reclassificação

A informação foi dada na última sexta-feira, 29, em reunião realizada no município

A convite do deputado estadual Dr. Jean Freire, na última sexta-feira, 29 de dezembro de 2017, representantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) estiveram em Itaobim para esclarecer as dúvidas da população sobre a possibilidade de reclassificação da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar, localizada no município. Além do deputado, estiveram presentes no encontro representantes do executivo e legislativo municipais e da sociedade civil. A reunião, realizada no Departamento Municipal de Educação, foi iniciada pelo prefeito Charles Vieira, que realizou as boas vindas e introduziu o assunto.

Dr. Jean iniciou sua fala ressaltando a alegria de estar mais uma vez em Itaobim e agradeceu a recepção e a disponibilidade e interesse dos presentes em debater um tema tão importante para toda a população. O deputado ainda elogiou o trabalho do Coronel Marcelo Fernandes, que não pode comparecer mas enviou um representante, pelo trabalho trabalho exemplar que tem desenvolvido na região. “O Coronel Marcelo tem sido um grande parceiro nosso no que diz respeito à segurança pública da nossa região”, disse. Além disso, Dr. Jean ainda pontuou a atuação do atual administração, que vem colocado os interesses da população acima das siglas partidárias. “É assim que temos que governar e legislar, deixando de lado as diferenças pessoais e partidárias e colocando sempre em primeiro lugar as necessidades e os anseios do nosso povo”, finalizou.

 

O Major Rafael Muniz, que representou o Coronel Fernandes, informou que está ocorrendo em todo o estado uma reformulação da Polícia Militar, no intuito de torná-la mais eficaz e operante. “Nós estamos estudando um novo modelo para a Polícia, em que tenhamos mais homens e mulheres nas ruas cuidando da segurança da população”, afirmou. O deputado Dr. Jean ressaltou que “ter mais policiais nas ruas é benéfico para o município, pois implica em mais segurança para todos e todas”.

Sobre a possibilidade de reclassificação da Companhia Independente de Itaobim, o Major descartou qualquer possibilidade de que isso aconteça agora e explicou ainda quais seriam os moldes, caso venha a ocorrer. “Itaobim é uma das cidades mais importantes da região, devido à sua localização geográfica. Em circunstância alguma, o município perderia em número de policiais. O objetivo da Polícia de colocar mais policiais nas ruas é melhorar a sua atuação e desempenhar um trabalho cada vez mais eficaz. Em Itaobim, isso não será feito agora, e quando chegar a hora, a nossa corporação não fará nenhuma modificação sem antes discutir com a população do município, como estamos fazendo agora”, finalizou.

Marcelo Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaobim, falou da necessidade de que a Polícia Militar atue de forma mais incisiva nas áreas rurais do município, que têm sofrido com furtos e roubos. O Major Muniz afirmou que é de interesse da corporação intensificar o trabalho das chamadas Patrulhas Rurais e, além disso, expandir a atuação da PM por meio de outros serviços, como a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD).

O Dr. Thiago Carvalho, delegado de Polícia Civil de Itaobim, trouxe um panorama da situação da instituição em todo o estado. Segundo ele, não só a Polícia Civil, mas também a Militar, tem atuado com um contingente muito abaixo do necessário, o que tem sobrecarregado os servidores e feito com que o trabalho não seja eficiente. O delegado ainda solicitou que Dr. Jean intervisse junto ao governo do Estado para que a situação seja analisada.

Além dos supracitados, também estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Itaobim, Cleberson Ramos do Nascimento; a presidente da Associação Comercial de Itaobim (Acita), Girlandia Miranda Borborema ; Miguel Carlos Loyola Prates, representando a Loja Maçônica de Itaobim; os vereadores Manelinho do São João, Mácio Mota, Chicona, Adalberto da Kombi, Roberto Aguilar e Maria do Carmo Soares Rosa (Maria do Corante) e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Itaobim, Dra. Maria Helena Rodrigues Nogueira.

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação

Compartilhe

Comente