Notícias

Mandato Dr. Jean busca expansão dos serviços da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica nos Vales

Mandato Dr. Jean busca expansão dos serviços da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica nos Vales

Na última sexta-feira, 19, a assessora do mandato Lizian Martins participou de uma reunião com o Coronel Marcelo Rodrigues, da 15ª Região de Polícia Militar, situada em Teófilo Otoni, no intuito de debater a expansão dos trabalhos da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) para a região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A proposta de expansão desse serviço foi uma das pautas da Audiência Pública “Mulheres dos Vales enfrentando à Violência” realizada em novembro de 2016, requerida e presidida pelo Deputado Estadual Dr. Jean Freire.

A Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) é um serviço que está no portfólio da Polícia Militar, que vem contribuir no acompanhamento e proteção às mulheres em situação de violência doméstica. Durante a reunião foi apresentado um breve histórico das ações desenvolvidas na região em torno das iniciativas de fortalecimento das políticas para as mulheres, com destaque para a Capacitação dos profissionais da Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher, promovida pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha (AMEJE) juntamente com a Prefeitura Municipal de Araçuaí, realizada entre abril e julho de 2016 e que contou com a participação da PPVD de Teófilo Otoni, representada pela Soldado Juliana Lemes.

O Cel. Marcelo Rodrigues sinalizou a possibilidade de expandir o serviço da PPVD para os municípios da área de abrangência da 15ª RPM que têm atuação da Polícia Militar com nível de Companhias Independentes (Almenara, Araçuaí, Itaobim, Jequitinhonha e Nanuque), agregando ao serviço da PPVD o serviço da Patrulha de Prevenção de Homicídios (PPH). Ele ainda se comprometeu a verificar a possibilidade da expansão e continuar contribuindo com a articulação, principalmente no que refere à capacitação dos policiais militares no intuito de que seja realizado um atendimento mais humanizado às mulheres em situação de violência e uma atuação cada vez mais articulada com os demais serviços da rede de enfrentamento à violência.

Também participaram da reunião a professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Coordenadora do Observatório dos Direitos da Mulher, Claudilene Costa Ramalho; Márcia Mello e Marilda Rodrigues, lideranças de Araçuaí. Acompanhando o Coronel Marcelo, estavam presentes o Major Everton e o Tenente Coronel Freire.

No dia 17 de maio, a assessora participou de uma mobilização para o dia 18 de maio -  Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescente, organizado pela Visão Mundial e Amai, na cidade de Caraí. Na ocasião, foi destacado o empenho do mandato do Deputado Estadual Dr. Jean Freire em pautar o fortalecimento  da rede de proteção. Presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado requereu e presidiu no dia 18 de maio uma audiência pública sobre o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. 

 

Assessoria de comunicação

Fotos: divulgação

Compartilhe

Comente