Notícias

Mandato Dr. Jean Freire atuante na luta pelo desenvolvimento das comunidades quilombolas

Mandato Dr. Jean Freire atuante na luta pelo desenvolvimento das comunidades quilombolas

 

No último fim de semana, durante os dias 17, 18 e 19 de junho, o nosso mandato esteve representado no I Seminário Estadual para o Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Quilombolas em Minas Gerais, realizado na Fundação Caio Martins (Fucam), na cidade de Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte. O assessor Marcos Luis Silva, de Araçuaí e cerca de 100 comunidades de diversas regiões do estado participaram do evento. Só do Vale do Jequitinhonha foram 51, sendo, portanto, a maior delegação.

Ao longo dos três dias, aproximadamente 400 participantes discutiram políticas públicas e medidas voltadas para o desenvolvimento sustentável das comunidades quilombolas de Minas Gerais, o terceiro estado em número de quilombolas no país. Durante o Seminário, foram definidas diretrizes do Plano Estadual para a melhoria das condições de vida deste povo.

Dentre os presentes, estavam o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Glênio Martins; a presidente da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N’GOLO), Sandra Andrade; a antropóloga norte-americana, Sheila Walker; a presidente da Fucam, Maria Tereza Lara e uma representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 

Nova diretoria da N’GOLO

No domingo, último dia de Seminário, foi realizada também a eleição da nova diretoria da N’GOLO. Com 78 votos, a chapa liderada por Jesus Rosário saiu vitoriosa e já começa a gestão com muitos desafios. As expectativas em relação à nova gestão são grandes, principalmente no que se refere ao Plano de Desenvolvimento construído no evento, já que aponta para um grande e novo passo das comunidades quilombolas rumo à conquista de seus direitos.  

Assessoria de comunicação do mandato

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Comente