Notícias

Mandato Dr. Jean Freire no 2º SEPTI em Araçuaí 

Mandato Dr. Jean Freire no 2º SEPTI em Araçuaí 


Diversidade e inclusão social nas escolas nortearam o debate do Seminário 

Na última semana, durante os dias 28 e 29 de abril, aconteceu o “2º SEPTI – Seminário de Educação Profissional e Tecnologias Inclusivas: A escola que temos e a escola que queremos”, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFNMG), em Araçuaí. O mandato Dr. Jean Freire foi representado pelo assessor Marcos Luís Silva. 


A proposta do seminário é provocar reflexões sobre como lidamos com as diferenças e pensar em alternativas de inclusão. O evento também contribuiu para ressaltar a importância e a necessidade de debater conceitos como diversidade, tecnologias assistenciais e acessibilidade e construir ações mais eficazes.
Para Maria Cristina, psicóloga do IFNMG e uma das organizadoras do evento, as instituições de ensino têm o dever de formar as pessoas em sentido amplo. “Precisamos e queremos ajudar a construir outra história – a história de sujeitos autônomos e solidários, capazes de pensar não só em si, mas na coletividade em busca de uma vida melhor”, ressalta.


No nosso mandato, acreditamos que é imprescindível a discussão sobre diversidade nas escolas, haja vista que as mesmas compõem o cotidiano de subjetivação de crianças e jovens. Para o nosso assessor, Marcos Luís, que debateu sobre os “Caminhos e descaminhos para a diversidade”, tema de uma das mesas de discussão do evento, a escola precisa ultrapassar a ideia da tolerância e do respeito na discussão sobre diversidade racial, de gênero e sobre sexualidade. “A escola não pode omitir o debate sobre as diferenças, a cidadania e o respeito. Precisamos contribuir de fato para que a diversidade exista dentro das instituições de ensino e ir além da ideia de suportar e aceitar as diferenças”. 


Além das mesas de discussão, o evento também contou com a realização de diversas oficinas como LIBRAS, SOROBAN (ensino de matemática para cegos), Orientação e Mobilidade e Desenvolvimento de Materiais para o Ensino de Física para cegos. 


Entre os convidados estavam o Professor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Franclin Nascimento; a Secretária Municipal de Educação de Araçuaí, Maria Rosilei Ornelas; a terapeuta ocupacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araçuaí (APAE), Tábata Teixeira Dornas; a representante da Associação Arraial dos Crioulos, Maria Helena Gomes e Antonio Cosme das Neves, da Comunidade Quilombola Baú. O seminário foi organizado pelo IFNMG e pelo Núcleo de Atenção à Pessoa com Necessidades Especiais (NAPE). 

(Assessoria de Comunicação
Fotos: divulgação)

Compartilhe

Comente