Notícias

Mandato intervém por solução para famílias despejadas em Almenara

Mandato intervém por solução para famílias despejadas em Almenara

Na sexta-feira, 27 de março, o mandato do Dr. Jean Freire buscou auxílio para os problemas no programa “Minha Casa, Minha Vida” em Almenara, Vale do Jequitinhonha.

 

O presidente da Câmara daquele município, vereador Geraldo Fonseca (Dino) e a vereadora Enivanda Miranda (Vanda), foram acompanhados por Renato em audiências agendadas pelo deputado com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Tadeu Leite e com o presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), Claudius Pereira.

 

O objetivo dos encontros foi apresentar e pedir intervenções para as irregularidades constatadas por uma Comissão da Câmara Municipal na distribuição das moradias do programa federal, como exclusão de famílias que moram em áreas de risco ou que se estão em vulnerabilidade social, inclusão de pessoas com renda familiar acima do permitido, dentre outras.

 

“A situação é ainda mais grave, pois a injustiça social levou a mais de 100 famílias potencialmente beneficiárias a ocuparem as casas e, posteriormente, serem brutalmente despejadas por ordem de reintegração de posse da Caixa Econômica Federal. Há crianças e idosos vivendo precariamente, sem ao menos água potável”, alertou o deputado Jean Freire.

 

Casa populares — “Apesar de ser um problema de gestão federal, estamos procurando auxílio em todas as instâncias, pois a situação é muito grave. Enviamos ofício também ao Ministério Público Federal e Caixa Econômica”, enfatizou o vereador Dino ao Secretário Tadeu Leite, que se comprometeu a reforçar o pedido junto ao banco.

 

O secretário afirmou, ainda, que dará início neste ano à elaboração de um projeto para a construção de casas populares em Almenara, para auxiliar a diminuir o deficit habitacional na cidade.

 

Mesa de negociação — O presidente da Cohab incluirá a demanda de Almenara na “Mesa Estadual de Diálogo e Negociação Permanente” da instituição. O grupo intermedia e busca soluções para os movimentos de ocupações urbanas e rurais do Estado e poderá auxiliar as mais de 100 famílias de Almenara que foram despejadas.

 

Audiência e visita — Além do auxílio nas reuniões com o Poder Executivo do Estado, Dr. Jean requereu às Comissões de Participação Popular e Direitos Humanos que seja realizada audiência pública conjunta em Almenara e visita às famílias. “Precisamos urgentemente ajudar aquelas famílias. E vamos envidar esforços para que todas as esferas do poder público se unam”, finalizou o deputado.

 

Compartilhe

Comente