Notícias

Mandato parceiro das lutas indígenas

Mandato parceiro das lutas indígenas

Na última segunda-feira, 29, o assessor Leodônio Alves representou o nosso mandato em um encontro sobre a causa indígena. Organizado pela Pastoral Indígena da Diocese de Teófilo Otoni, o evento aconteceu na Casa da Juventude e contou com a participação da Coordenação Estadual do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) para debater, na atual conjuntura, a realidade dos povos indígenas, mais especificamente, os Maxacali. 
 
Também participaram do evento servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Governo Federal e da Fundação Nacional do Índio (Funai); a Superintendência Regional de Ensino; o Fórum Regional do Governo; a Secretaria Municipal de Educação e Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores de Teófilo Otoni.
 
Dentre as várias questões debatidas, as principais são o ataque aos direitos dos povos indígenas no tocante à demarcação de suas terras; a negação de sua cultura; a criminalização dos povos, das lideranças e das lutas, expressa na CPI da FUNAI  e na brutal violência do governo federal no Acampamento Terra Livre, realizado entre os dias 24 e 28 de abril, em Brasília, pelos povos indígenas de todo o território brasileiro. 
 
No tocante à articulação e luta, está programada a realização do dia 08 de março da mulher indígena e o Dia da Juventude Indígena a partir do próximo ano. Além disso, a convite do Bispo Diocesano, Dom Aloísio Vitral, o CIMI terá uma nova instalação no Vale do Mucuri para atuar conjuntamente com a Pastoral Indígena da Diocese. 

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação 
 

Compartilhe

Comente