Notícias

Mandato participa de lançamento de livro em Rio Pardo de Minas

Mandato participa de lançamento de livro em Rio Pardo de Minas

Evento reuniu lideranças culturais da Região: mais um passo para a consolidação do movimento pró-cultura do Alto Rio Pardo


Representando o deputado Dr. Jean Freire, o assessor parlamentar, Aldinei Leão, participou no último sábado (16) do lançamento do Livro "Um Olhar no Passado", do escritor Vladimir Mendes Patrício, o popular "Vlade", de Rio Pardo de Minas. O evento contou com a participação do público local e de professores e lideranças culturais da região, da arte plástica, da literatura e da música, do teatro, dentre outras, que reafirmaram a importância da consolidação de um movimento pró-cultura do Alto Rio Pardo.

A obra de Vlade é uma coletânea de memórias afetivas, pessoais e coletivas, da cultura rio-pardense. Nas palavras do autor, o livro “traz à tona causos e crônicas que, com certeza, se perderiam no tempo com a renovação das gerações. Muitos que se vão são conhecedores de fatos e passagens que, se registradas, enriqueceriam sobremaneira o nosso acervo cultural. Portanto, é uma tentativa de preservação desses imensuráveis valores.”

O lançamento da obra não poderia ter acontecido em momento tão oportuno, isso porque, tem-se início na região um movimento denominado de Pró-Cultura do Alto Rio Pardo, que busca criar uma rede de pessoas, físicas e jurídicas, com o objetivo de consolidar e fortalecer os traços e laços culturais e identitários dessa região. Para tanto, se organizar e acessar políticas públicas, promover a troca de saberes nesta região do gerais, fincada no extremo norte mineiro, “grudada” no sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha e, do outro lado, encostada na Serra do Espinhaço (Serra Geral).

Em sua fala, compondo a mesa de honra em nome do mandato, Aldinei parabenizou o autor pela “ousadia” de registrar parte da nossa história e da nossa memória coletiva e ressaltou a importância do movimento: “Um povo sem sua cultura é como um corpo sem sua coluna vertebral”, concluiu.

 

Aldinei Leão
Fotos: divulgação 


 


 


 

Compartilhe

Comente