Notícias

Mandato trabalha pela instalação de fóruns permanentes de enfrentamento à violência contra a mulher no Jequitinhonha

Mandato trabalha pela instalação de fóruns permanentes de enfrentamento à violência contra a mulher no Jequitinhonha

Na semana passada, dias 11 e 12 , as assessoras Lizian Martins e Raquel Gobira estiveram em reuniões nos municípios de Jequitinhonha e Almenara com segmentos do poder público e da sociedade civil para propor a construção de um “Fórum Regional Permanente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher dos municípios do Baixo Jequitinhonha”. A proposta é ser um canal de diálogo entre o poder público a sociedade civil para avançar nas políticas para as mulheres e nas iniciativas de enfrentamento a todas as formas de violência.

 

Jequitinhonha

Neste município, na quinta-feira, 11, foram realizadas reuniões com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e funcionárias da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência da Mulher, o único na região do Vale do Jequitinhonha. Em relação à sociedade civil, foram feitos diálogos com esse mesmo objetivo na Cáritas Diocesana e com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jequitinhonha.

 

Almenara

No dia 12 de maio foram realizadas reuniões em Almenara, com a regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedese), Ministério Público (por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social - Cimos), Secretaria Municipal de Assistência Social, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Comissão da Pastoral da Terra (CPT).

Em todas as conversas, foram reafirmadas a preocupação com a problemática da violência e da extrema necessidade de união de esforços coletivos pra o enfrentamento da mesma. Um dos objetivos desse Fórum Regional Permanente é monitorar as pautas da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em novembro de 2016, na qual, foram pautadas questões para o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. O encontro foi requerido e presidido pelo deputado Dr. Jean e contou com a participação de 100 mulheres de vários municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

 

Encaminhamentos

A partir dos diálogos feitos neste dois dias, foi sinalizado que a primeira reunião do Fórum Permanente ocorrerá na primeira semana de julho, com momento de capacitação e de composição dos participantes do mesmo.

Nas oportunidades, foram distribuídas a síntese da audiência pública realizada na ALMG e a cópia do PL4005/2017 - Observa Mulher, de autoria do deputado Dr. Jean Freire e que institui um sistema estadual de registro de dados de violência. A criação do Fórum Regional Permanente já foi iniciada entre os municípios do Médio Jequitinhonha e há proposta de instalação também no Alto para facilitar a articulação entre os municípios.

Fotos AQUI.

Assessoria de Comunicação
Fotos: divulgação

Compartilhe

Comente