Notícias

No dia do servidor público, governo sela acordo para redução de jornada de trabalho na Saúde

No dia do servidor público, governo sela acordo  para redução de jornada de trabalho na Saúde

As comemorações de 28 de outubro foram marcadas por mais um compromisso selado pelo governo com as trabalhadoras e os trabalhadores da Saúde. E o mandato do deputado estadual Dr. Jean Freire esteve presente durante todo o processo que resultou na decisão da última quarta-feira.

 

Após pressão dos servidores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), no final da tarde de ontem, 28, o governo se comprometeu a trabalhar na ampliação do direito à redução de jornada de trabalho. Desta forma, não apenas os plantonistas serão contemplados, como acusava a proposta inicial.

 

O novo texto inclui outros órgãos além da Fhemig. Para decidir quem mais receberá o benefício, haverá um grupo técnico com doze componentes, metade do Sind-Saúde e os outros 50% do governo. A próxima reunião para tratar sobre o tema está marcado para início de novembro e o prazo estipulado para estabelecer os critérios é a primeira semana de dezembro.

 

Categoria se mobiliza e Dr. Jean intermedeia negociações

Durante toda a quarta-feira, trabalhadores da Fhemig se manifestaram pelas trinta horas em frente ao Hospital João XXIII. Juntamente com o protesto, foi realizada assembleia, na qual havia indicativo de greve caso as negociações não progredissem.

 

Estiveram presentes o representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT Minas), Djalma de Paula; Luís Seixas, do Movimento Popular de Saúde e o assessor do deputado federal Adelmo Leão, que acompanhou Dr. Jean na mediação das discussões.

 

Em certo ponto, a assembleia de trabalhadores foi suspensa e a caravana seguiu para a Cidade Administrativa, onde a categoria permaneceu em vigília até o final da reunião. A nova proposta foi aceita e os trabalhadores prometeram acompanhar as próximas atividades da comissão.

 

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Comente