Notícias

Organização de Movimentos Sociais do Vale recebe Ordem do Mérito Legislativo

Organização de Movimentos Sociais do Vale  recebe Ordem do Mérito Legislativo

Entrega da medalha é uma forma de reconhecimento

pela atuação e trabalhos desenvolvidos

 

(29 de setembro de 2015)

 

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na noite desta segunda-feira, 28, a entrega da medalha da Ordem do Mérito Legislativo. Com tema “Rio São Francisco, rio-mar”, a solenidade contou com a presença do governador do Estado, Fernando Pimentel, do presidente do Legislativo estadual, deputado Adalclever Lopes (PMDB), dos chefes de poderes, secretários de Estado, parlamentares federais e estaduais, entre outras autoridades.

 

Para recebimento da medalha, são indicadas pelos parlamentares algumas personalidades ou entidades que tenham se destacado pelo seu trabalho, tornando-se merecedoras do reconhecimento.

 

O deputado Dr. Jean Freire indicou para receber a condecoração o Fórum de Convivência com o Semiárido do Vale do Jequitinhonha que, por sua vez, escolheu como representante Maria Aparecida Machado Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapada do Norte.

Criado em 1999, o Fórum de Convivência é um espaço onde as organizações do Vale se articulam para discutir o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, visando políticas públicas que voltadas para a sustentabilidade, como a captação de águas da chuva. Nesse espaço, também são apresentadas as ações das entidades para a resolução dos problemas que são enfrentados nas áreas onde o fórum atua, principalmente no que se refere à agricultura familiar.

 

O motivo da criação do fórum foi a necessidade de discutir e enfrentar projetos políticos que não visavam o desenvolvimento do Vale e que não apresentavam ganhos para os agricultores, como a criação de barragens, proposta pelo então governador do estado, Eduardo Azeredo. O fórum conta hoje com mais de 40 organizações ligadas à igreja, organizações não-governamentais, sindicatos, entre outras instituições.

 

Para Maria Aparecida, foi um momento muito especial, pois foi uma forma de reconhecer o trabalho que o movimento desenvolve. “A gente luta tanto que as vezes bate um desânimo. Você olha pra trás e não consegue perceber se está valendo a pena ou não”, afirmou. “Mas momentos como esse, quando você olha nos olhos de quem está dentro do movimento faz a gente perceber que está surtindo efeito. Não são coisas que a gente ouve, é o que a gente vivencia”, completou ela.

 

Em seu discurso, o governador ressaltou que a Ordem do Mérito Legislativo é o símbolo que traz a chancela dos mais autênticos representantes do povo. Neste sentido, afirmou que receber a medalha é uma honra que enobrece e dignifica.

A edição deste ano teve como tema o Rio São Francisco, tendo em vista o contexto atual de crise hídrica e a importância do rio, tanto na construção da identidade do povo mineiro, quanto na integração do País.

 

Assessoria de comunicação do mandato com informações da Assembleia Legislativa.

 

Compartilhe

Comente